Aumenta o número de acidentes de trabalho em MS
28 ABR 2017 • POR Valdeir Simão e Youssef Nimer • 09h34Os acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul aumentaram entre 2015 e 2016, conforme apontam dados da Superintendência Regional do Trabalho.
No ano passado, foram registrados 5.845 acidentes típicos, enquanto em 2016 os registros eram de 5724. No entanto, os acidentes fatais tiveram queda neste período: foram 15 registrados em 2016 e 17 em 2015.
Conforme o engenheiro Alexandre Lindenberg, maioria dos acidentes acontece por causa do comportamento inseguro do trabalhador.
“Os equipamentos são importantes, mas o acidente, na maioria das vezes, é causado pelo comportamento inseguro. O trabalhador tem que ter a consciência que é ele quem cuida de si. A segurança do trabalho tem que fazer parte da cultura da empresa, por isso demanda tempo e repetitividade, treinamentos e fiscalizações todos os dias”, detalha.
De acordo com o MTE, os principais setores onde ocorrem acidentes de trabalho são as indústrias de transformação. Em segundo, ficam os serviços de saúde e em terceiro o agronegócio. A construção civil ocupa o 7º lugar no ranking. Lindenberg ainda pontua que o setor é campeã em acidentes fatais.
Fonte: Correio do Estado