Cassems entrega Centro de Prevenção em Saúde em Dourados
9 MAI 2017 • POR Valdeir Simão e Youssef Nimer • 09h04A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inaugurou na última sexta-feira (05), em Dourados, mais um Centro de Prevenção da sua Rede Própria de atendimento. A estrutura entregue aos beneficiários do município foi cuidadosamente planejada para oferecer um ambiente aconchegante que estimule nos usuários o hábito de cuidar da saúde. O Centro dispõe de sala de Fisioterapia, piscina climatizada para a prática de Hidroginástica, academia de musculação, estúdio de Pilates e Cozinha Experimental. Além da inauguração do Centro, a Caixa dos Servidores entregou as reformas de ampliação da Unidade Regional do município. O Centro de Prevenção em Saúde de Dourados, que está localizado na Avenida Mato Grosso, 1470, no Centro, vai beneficiar cerca de 17 mil usuários da região.
A Cassems coloca a prevenção em pauta desde a sua criação e fortaleceu ainda mais essa linha de assistência nos últimos anos. O primeiro Centro de Prevenção da Caixa dos Servidores foi inaugurado em 2012, em Campo Grande, depois vieram o de Aquidauana, Nova Andradina e, agora, Dourados. O Centro de Prevenção da Capital oferece Pilates, Hidroginástica, Fisioterapia, academia de musculação e o curso “Cozinha Experimental”, que tem como objetivo despertar o interesse por uma alimentação saudável, gerando assim, maior qualidade de vida.
O Centro de Prevenção em Saúde de Dourados possui ambientes integrados abrigando todos os serviços oferecidos no de Campo Grande. Também seguindo os moldes do Centro da Capital, o de Dourados vai oferecer programas de nutrição, como a Cozinha Experimental. Tudo isso concentrado em um único lugar, para facilitar o acesso do beneficiário a práticas saudáveis.
A conselheira de Administração da Cassems, Lilian Olivia, destaca esse modelo preventivo e conta que outras regiões devem receber um Centro de Prevenção da Caixa dos Servidores. “Esse Centro de Prevenção em Dourados segue o modelo que já temos em Campo Grande porque é muito importante investir em prevenção. Além de economizar gastos com doença, o Centro também traz qualidade de vida aos beneficiários. Então, hoje a gente vem com alegria até Dourados para inaugurar esse Centro e temos projetos para inaugurar em outras cidades”, conta.
A gerente da Unidade Regional de Dourados, Vera Lúcia de Lima, detalha a estrutura do Centro de Prevenção e salienta que a sede também foi ampliada. “Hoje, é um marco histórico para a Cassems aqui em Dourados e para a região, porque realizamos esse sonho que iniciou há dois anos. Além da inauguração do Centro, nós ampliamos o número de ambulatórios, que antes era sete e agora são 12, ampliamos o setor de fisioterapia. O Centro de Prevenção possui academia de musculação, Pilates, Hidroterapia e Cozinha Experimental. É com muito orgulho que a gente entrega essa estrutura aos nossos beneficiários de Dourados”, comemora Vera.
Para o conselheiro de Administração da Cassems, Lauro Sérgio Davi, a Caixa dos Servidores acerta ao estender a medicina preventiva a outras regiões do Estado. “Dourados foi pioneiro na nossa Rede Própria, pois foi a primeira cidade a receber os nossos hospitais e foi uma experiência bem sucedida e também precisava de um Centro de Prevenção. Esses Centros não apenas acrescentam qualidade, como também dão aos beneficiários mais tranquilidade. Então, para Dourados e região, esse Centro confirma toda a qualidade da Cassems e toda a competência da gestão”, avalia Davi.
De acordo com o membro do Conselho do Hospital Cassems de Campo Grande, Geraldo Alves Gonçalves, ao inaugurar mais um Centro de Prevenção, a Caixa dos Servidores coloca a atenção aos seus beneficiários em primeiro lugar.
“Nós estamos aqui para, junto de todos os beneficiários de Dourados, parabenizar a Cassems pelo trabalho que ela vem fazendo. Dourados receber um Centro de Diagnóstico significa que a Caixa dos Servidores pensa muito no usuário e em aperfeiçoar seu atendimento”, explica Gonçalves.
O diretor de Unidades Hospitalares da Cassems, Flávio Stival, salienta que investir na prevenção é o melhor caminho para melhorar a qualidade de vida da população. “As pessoas estão envelhecendo e a gente precisa desse atendimento diferenciado, buscando a prevenção. Nós buscamos saídas alternativas em busca de uma saúde melhor e um maior qualidade de vida aos nossos beneficiários. Nós não podemos pensar somente na doença, mas, principalmente, prevenir para que essa doença não aconteça”, pontua Stival.
Segundo o médico oncologista Fabrício Colacino, a Cassems sai se destaca ao levar aos seus beneficiários Medicina preventiva. “Eu fico lisonjeado em fazer parte da equipe Cassems sabendo como a diretoria trata a prevenção que é a melhor e única forma da Medicina que faz com que a gente consiga prevenir o problema e, quando detectado, a gente possa tratar da melhor forma. Todo esse investimento em prevenção faz com que a Cassems desponte e saia na frente ao colocar os seus beneficiários sempre em primeiro lugar. A vida do beneficiário Cassems é o bem maus importante para a empresa”, destaca Colacino.
Para o membro suplente do Conselho de Administração da Cassems e presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda, a Caixa dos Servidores se transforma cada vez mais em protagonista da saúde do Estado.
“Mais uma vez, a Cassems está como protagonista em Mato Grosso do Sul distribuindo Centros de Prevenção em suas Unidades Regionais e, agora, em Dourados é maus um prova disso. Nós fazemos questão de acompanhar essa inauguração para mostrar que os servidores públicos, em especial os policiais civis, serão bem atendidos com essa inauguração e cada vez mais a Cassems está mais perto dos seus beneficiários, porque a saúde tem que caminhar lado a lado com quem precisa”, analisa Miranda.
O segundo vice-presidente da Cassems, Alexandre Junior Costa, acredita que a linha preventiva da Caixa dos Servidores deve ser copiada por outros planos de saúde do país. “A Cassems está nessa linha de trabalhar a prevenção e saúde é isso, é você trabalhar prevenção. Esse Centro que está sendo inaugurado hoje aqui Dourados é fundamental para que a Caixa dos Servidores ofereça um bom serviço de saúde aos seus beneficiários. O caminho é tratar a saúde como prevenção e não curativamente como é feito no Brasil”, explica Costa.
A diretora de assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, explica que o Centro de Prevenção de Dourados tem a mesma estrutura e seguirá o mesmo modelo do de Campo Grande. “O Centro de Prevenção de Dourados possui academia completa, tanto para atividade física como para reabilitação, um estúdio de Pilates, Hidroginástica e a Cozinha Experimental. Nós vamos fazer um controle de forma bem dinâmica, com avaliação de peso e hemograma completo, além de avaliação médica. É uma linha de pesquisa de prevenção efetiva”, afirma a diretora.
De acordo com o membro suplente do Conselho Fiscal da Cassems, Ricardo Bueno, o sucesso da Caixa dos Servidores se deve ao investimento em prevenção, em vez de tratar apenas as doenças.
“É um dia histórico, é um dia no qual os servidores têm que aplaudir om próprio servidor, porque é ele que constrói a Cassems. O Centro de Prevenção de Campo Grande foi um sucesso e aqui, com certeza também será. A Caixa dos Servidores não trabalha apenas curando a doença, mas sim prevenindo e esse é nosso grande objetivo. O dia em que os outros planos entenderem que a saúde não é só comércio e começar a investir em prevenção, com certeza eles irão fazer igual a nós”, analisa Bueno.
O coordenador do setor de Fisioterapia da Cassems, José Roberto Faker, destaca o crescimento da Caixa dos Servidores e salienta que o Centro de Dourados vai seguir o modelo de sucesso do da Capital.
“O Centro de Prevenção de Campo Grande deu muito certo e tenho certeza de que Dourados vai seguir o mesmo caminho. O objetivo é levar Centros de Prevenções para todo o Estado. A Cassems está crescendo, esse Centro de dourados beneficia todos os moradores da região”, avalia Faker.
Felipe Alves Campos é instrutor de Pilates do Centro de Prevenção em Dourados e veio de Campo Grande para dar continuidade ao trabalho iniciado na Capital. “É uma experiência nova, mas é a continuidade de um trabalho que já vem sendo feito há cinco anos lá em Campo Grande e vamos manter o mesmo emprenho aqui em Dourados. Ter um Centro de Prevenção é necessidade de todo beneficiário da Cassems, principalmente, na faixa etária que a gente atende, que é acima de 40 anos. Nós vamos oferecer aqui a mesma qualidade que a gente oferece lá em Campo Grande”, afirma Campos.
Segundo o secretário de Saúde de Dourados, Renato Vidigal, a visão da Cassems de valorizar o diagnóstico precoce é muito importante para a população. “Hoje, eu estou secretário de Saúde, mas como médico colaborador do ambulatório da Cassems aqui em Dourados há sete anos, a gente fica muito orgulhoso de ver o crescimento da Caixa dos Servidores nos últimos anos. E como secretário de saúde, representando a prefeita, digo que Dourados está aberta a toda parceria possível ao modelo de gestão da Cassems e o apoio que ela dá aos usuários. Essa visão da direção da Caixa dos Servidores em valorizar o diagnóstico precoce e evitar doenças crônicas é de suma importância para todos nós médicos e, principalmente, para a população”, analisa Vidigal.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, reforça que um dos objetivos da Caixa dos Servidores é cuidar da saúde antes que a doença apareça.
“É uma enorme satisfação entregar o nosso quarto Centro de Prevenção equipado com sala de ginástica, Pilates, Hidroginástica, Cozinha Experimental, um o setor de Fisioterapia todo remodelado, enfim, uma gama de projetos que vai ensinar a gente a viver com uma qualidade melhor, envelhecer de forma saudável é o que nós desejamos, portanto, cuidar da saúde antes que a doença apareça”, pontua.
Ayache também destaca as ampliações que foram feitas na Unidade Regional do município para melhor atender seus beneficiários. “Esse é um projeto fundamental para quem pensa no futuro e nós da Cassems pensamos no futuro das nossas famílias. Nós também inauguramos a ampliação e a reforma da nossa Unidade Regional, que ficou muito mais moderna, confortável, com maior número de consultórios e de médicos, enfim, preparada para atender melhor cada um de nós, servidores públicos e de nossos familiares”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação