Estado MS

PF faz buscas e conduções sobre desvio de R$ 3 milhões em MS

14 FEV 2017 • POR G1 • 10h36

A Polícia Federal (PF) faz nesta terça-feira (14) a operação Conquista, que integra investigação sobre desvio de R$ 3 milhões que seriam destinados a financiamentos de projetos das Associações de Trabalhadores Rurais do Assentamento Conquista, em Tacuru, a 407 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com informações da PF, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva, sendo três em Tacuru e um na capital sul-mato-grossense. Também foi feito o bloqueio de dinheiro de contas correntes dos investigados.

Conforme a PF, o dinheiro desviado era oriundo do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Os investigados figuraram indevidamente como gestores dos recursos destinados às associações. Os presidentes das associações atuavam apenas como laranjas.

De acordo com a PF, os falsos gestores fraudaram documentos, simularam cotação de preços e emprego de verbas recebidas. Segundo levantamento, apenas pequena parte dos serviços foram efetivamente prestados, gerando significativa evolução patrimonial aos investigados nos últimos anos.