Com investimento e oportunidades, Governo do Estado fortalece cooperativismo em MS
26 JUN 2023 • POR Redação/PL • 12h41O cooperativismo tem importantes investimentos que proporcionam crescimento, oportunidades e empregos em Mato Grosso do Sul, além de representar aproximadamente 10% do PIB (Produto Interno Bruno) do Estado.
Com este cenário de desenvolvimento e progresso, o governador Eduardo Riedel participou da abertura da Semana do Cooperativismo 2023, realizada na noite deste sábado (24), em Dourados. O evento também contou com a participação do vice-governador José Carlos Barbosa, além dos secretários Maurício Simões (SES) e Jaime Verruck (Semadesc).
“O Mato Grosso do Sul tem o privilégio de crescer baseado no cooperativismo, um modelo de buscar a união das pessoas, a participação de todos em conjunto. A metade dos investimentos acontecendo hoje no Estado, com exceção da indústria da celulose, tem a participação direta do cooperativismo. Sou muito grato a organização da sociedade em todos os setores econômicos que tem ajudado muito o Estado a ter este desempenho destacado em todo o Brasil”, pontuou Riedel.
A cerimônia reuniu mais de 1,5 mil pessoas e marcou o início da Semana do Cooperativismo, celebração em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo que é comemorado sempre no primeiro sábado de julho, e neste ano tem como tema “Cooperativas pelo desenvolvimento sustentável”.
O titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) Jaime Verruck, observou que o Estado tem recebido inúmeras cooperativas, especialmente do Paraná. “Houve um transbordamento das cooperativas paranaenses em Mato Grosso do Sul, para investir permanentemente. Os novos investimentos geram crescimento, oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico”.
Veruck pontuou sobre os recursos específicos às cooperativas, do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). “Temos um Programa Estadual de Fortalecimento do Cooperativismo, e conseguimos estabelecer o valor de 10% dos investimentos do FCO para as cooperativas, que hoje aplicam muito rapidamente esses recursos. E apresentamos uma proposta de ampliação desse índice”.
Este ano o CEIF (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis) do FCO, já aprovou mais de 450 cartas-consulta pleiteando financiamentos que superam R$ 1,030 milhão, quase metade do volume global destinado ao Estado – R$ 2,2 bilhões – divididos em igual valor para as modalidades Rural e Empresarial.
O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, destacou a importância do cooperativismo sul-mato-grossense, que tem 400 mil cooperados em 126 cooperativas. “Temos recebido apoio de diversas frentes da gestão estadual e por isso o cooperativismo se mantém firme e com estimativa de crescimento no Estado”.
O cooperativismo é um dos setores que mais cresce na economia de Mato Grosso do Sul, e atualmente o Sistema OCB MS (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul) garante pelo menos 11 mil postos de trabalho no Estado.
“As inúmeras cooperativas que buscam o Mato Grosso do Sul para investir, é resultado e fruto da participação direta dos cooperados no processo. Hoje temos cooperativas atuando na suinocultura, soja, algodão. É assim que se faz o desenvolvimento, o compromisso do público com a sociedade”, finalizou Riedel.
Natalia Yahn, Comunicação do Governo de MS