Fazendeiros são alvos de mandados da PF em operação de combate ao trabalho escravo em MS
25 JAN 2024 • POR Redação/EC • 14h28Fazendeiros de Corumbá e Dois Irmãos do Buriti (MS) foram alvos de mandados de busca e apreensão em operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (25). A ação da PF visa combater a exploração de trabalhadores em regime análogo à escravidão.
Ao todo, quatro propriedades rurais foram alvos da Operação Feronia. De acordo com a investigação da PF, além da exploração de trabalhadores, há suspeitas de ocorrência de outros crimes como apropriação de benefício da pessoa idosa, difamação, injúria e lesão corporal.
A operação teve por finalidade constatar vários crimes, como:
- exploração de trabalhadores em regime análogo à escravidão;
- apropriação de benefício previdenciário de pessoa idosa;
- difamação;
- injúria e lesão corporal.
A operação também foi ao campo para resgatar possíveis vítimas submetidas a condições degradantes de trabalho ou em situação análoga à escravidão. A PF ainda não divulgou o balanço com o número de vítimas resgatadas.
Investigações
Conforme a PF, as investigações começaram a partir de denúncias de dois trabalhadores que eram submetidos a condições degradantes de trabalho em propriedades rurais da região de Porto Esperança, em Corumbá.
A Operação Feronia contou com a participação de servidores do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego.
g1 MS