Polícia

Operação da PF mira falsas agências que compartilhavam fotos de crianças

Agentes da Delegacia da PF em Dourados cumpriram quatro mandados em São Paulo

18 JUN 2024 • POR Redação/EC • 14h36
Policiais federais durante buscas em endereço de falsa agência de modelos. - Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Mercadores da Inocência, que investiga falsas agências de modelo de São Paulo que aplicaram golpes envolvendo crianças e adolescentes de Mato Grosso do Sul.

Equipes da Delegacia da PF em Dourados cumpriram quatro mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo, onde funcionavam as agências falsas. 

A ação de hoje é desdobramento da Operação Reincidência, deflagrada em 2023. Segundo a PF, durante as investigações, ficou evidenciada a prática de golpes em crianças e adolescentes por meio de falsas agências de modelo, dedicadas ao impulsionamento de carreiras nas redes sociais.

Imagens de crianças e adolescentes com pouca roupa e em poses sensuais eram fornecidas pelos próprios genitores das vítimas às supostas agências. Depois, as imagens eram compartilhadas em sites e grupos.

A PF identificou mais de uma dezena de perfis falsos, usados para disseminar as imagens. Os investigados vão responder por produção, venda, armazenamento e compartilhamento de conteúdo de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. A polícia não informou se houve prisão em flagrante. 

CGNews