Número de superdotados cresce de 15 para 21 em MS
Estado subiu para a 16ª colocação no ranking brasileiro
2 SET 2024 • POR Redação/EC • 19h40O número de pessoas superdotadas em Mato Grosso do Sul subiu para 21 neste segundo semestre de 2024, e o Estado ocupa agora a 16º posição no ranking nacional, conforme aponta pesquisa realizada pela Mensa Brasil.
Se comparado com levantamento divulgado no primeiro semestre deste ano, o índice aumentou em 40%, já que antes eram 15 superdotados registrados em MS. À época, o estado ocupava o 17º lugar no ranking das Unidades da Federação com o maior número de superdotados.
A organização considera pessoas superdotadas aquelas que possuem capacidades mentais significativamente acima da média em uma ou mais áreas do conhecimento.
De acordo com a Mensa, que reúne indivíduos com alto quociente de inteligência (QI), foram mapeadas cerca de 4 mil pessoas superdotadas em todo o Brasil.
Dentre elas, 32% são crianças e adolescentes. Em MS, por exemplo, das 21 pessoas superdotadas mapeadas pela organização, 8 são crianças.
No Brasil
No topo do ranking com mais pessoas superdotadas, quem lidera é o estado de São Paulo, com surpreendentes 1700 pessoas. No Rio de Janeiro, segundo estado do ranking, são 423. Logo em seguida estão os estados de Minas Gerais (322), e Paraná (308).
Mensa Brasil
Com o intuito de ampliar a descoberta de pessoas com superdotação/altas habilidades, a entidade tem realizado periodicamente rodadas de testes em diversas cidades brasileiras.
Fundada em 2002, a associação é filiada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo.
Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência.
A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (I) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (II) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (III) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.
Superdotados
Pessoas superdotadas são aquelas que possuem capacidades mentais significativamente acima da média, manifestando-se em diversas áreas como a intelectual, criativa, artística ou de liderança. Elas apresentam uma curiosidade insaciável, uma memória excepcional e uma facilidade ímpar para aprender e resolver problemas complexos.
Algumas características que pessoas superdotadas podem ou não apresentar são:
- Aprendizagem rápida: Assimilação rápida de informações e conceitos complexos.
- Memória excepcional: Facilidade para lembrar fatos, datas e detalhes.
- Pensamento abstrato: Capacidade de pensar além do concreto, fazendo conexões entre ideias aparentemente não relacionadas.
- Curiosidade intensa: Interesse insaciável por aprender coisas novas e fazer perguntas.
- Criatividade: Capacidade de gerar ideias originais e soluções inovadoras para problemas.
- Percepção aguda: Notam detalhes que passam despercebidos pela maioria das pessoas.
- Senso de humor: Frequentemente possuem um senso de humor mais desenvolvido e um olhar crítico sobre as coisas.