Prefeitura de Coxim e Sindicato não entram em acordo salarial
7 MAR 2017 • POR Paulo Ricardo e Youssef Nimer • 16h30Segue abaixo, o texto publicado nas redes sociais pelo Sr. José Paulo Monteiro Nogueira, Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Coxim, referente a negociação de aumento salarial dos funcionários públicos:
“ZERO” – Nada! Foi a valorização que o Poder Executivo na pessoa do Prefeito Aluizio São José ofereceu de aumento salarial ao Servidor Público Municipal de Coxim. Mesmo com os acréscimos do FUNDEB e aumento do salário mínimo, a equipe do prefeito fala que “é inaplicável aumento salarial”.
Com esse argumento, tentou oferecer um abono de R$100,00 para todos os servidores ativos, não tendo legalidade para pagar os aposentados e pensionistas ( aposentados e pensionistas ficariam fora do abono), proposta que causou revolta aos representantes dos Servidores da Educação e do Administrativo presentes na reunião no prédio da Habitação dia 06/03. “Servidor tem que ser valorizado, Prefeito!” disparou uma servidora.
Realmente uma proposta dessa, sem previsão de aumento salarial, atrasos no pagamento dos salários e atrasos nos repasses (IMPC, IMCAS, CASSEMS, SINSMC) nos traz revolta. As receitas da Educação são especificas e devem ser aplicadas no Piso Nacional da Educação.
O administrativo é dependente de uma boa gestão financeira e criatividade na arrecadação municipal, vindo da Administração Pública. O Vereador Vladimir Ferreira expôs uma linha de negociação que foi acatada para estudo como uma possibilidade de negociação: foi solicitado que o prefeito abra a folha de pagamento a duas comissões de servidores que estarão acompanhando os estudos e cálculos , para no máximo em duas semanas a prefeitura se posicionar diante desse assunto.
Uma coisa é certa: “cadê a valorização pregada em campanha política?”. Avisos de licitações e aditivos de contratos deixam os servidores estarrecidos, abandonados e em segundo plano. Com a previsão de arrecadação desse ano é possível sim dar o mínimo de aumento ao Servidor ( 7% Administrativo e 7,64% educação). O SINSMC está atento! #ValorizaJÁprefeito
Fonte: Paulo Monteiro
Presidente do SINSMC