Política

Paulo Siufi apresentará projetos para a categoria dos Agentes Comunitários de Saúde de MS

25 MAR 2017 • POR Paulo Ricardo • 10h56
A audiência foi de iniciativa do deputado estadual Dr. Paulo e deputado federal Luiz Henrique Mandetta - Foto: Beatriz de Almeida

Propositor da Audiência Pública para debater a legislação, situação e atribuição dos Agentes Comunitários de Saúde de todo o Estado, realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na tarde de sexta-feira (24), o deputado estadual Dr. Paulo Siufi, se comprometeu a elaborar projetos que auxiliem em melhorias para a categoria. O debate se deu após convite do parlamentar federal Luiz Henrique Mandetta, que já vem debatendo o assunto na Câmara Federal.

“Agradeço o deputado Mandetta por trazer esse tema de extrema importância para esta Casa, pois esses profissionais trabalham dia a dia no sol, na chuva, levando informações para as pessoas e com péssimas condições de trabalho, sendo mal remunerados e com carga horária alta”, explanou Dr. Paulo.

Segundo Mandetta, presidente da comissão de discussão das atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde, a Câmara Federal se deslocará em 22 estados, sendo que Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado escolhido para discorrer o assunto.

“O PL 6437/2016, que trata da Formação de Agentes Comunitários de Saúde vai nortear o trabalho de uma geração dos agentes, por esse motivo estamos levando a discussão para vários estados, a fim de definirmos as astribuições dos agentes”, contou o deputado federal.

Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o Estado estiveram presentes na audiência e colaboraram com sugestões e desabafos sobre a real condição de trabalho que eles se encontram.

A Agente Comunitária de Saúde, Jucilene, pediu melhores condições de trabalho e reconhecimento para a categoria. “Estamos exaustos, precisamos de melhorias de trabalho. Andamos sol e chuva, criamos vínculos com as famílias, só nós sabemos a real situação que vivemos”, desabafou.

Uma reclamação unânime por parte dos profissionais, foi a de que é atribuído e cobrado deles a tarefa de digitar os serviços realizados, sendo que na Lei 11.350/2006, que dispõe sobre as atribuições dos agentes não acarreta a realização desse serviço.

“Irei elaborar projetos de melhorias para a categoria, juntamente com os deputados federais Luiz Mandetta e Valtenir Pereira, para que no Mato Grosso do Sul tenhamos profissionais valorizados”, disse o deputado Dr. Paulo.

Fonte: Assessoria do Deputado / ALMS