Prefeitura
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de fevereiro de 2025
Coxim
24ºC

Câmara Municipal de Coxim

Câmara de Coxim aprova moção de repúdio contra projeto que proíbe pesca em rios de MS

13 FEV 2025Por Redação/EC06h:32

A Câmara Municipal de Coxim aprovou, na segunda-feira (10), durante sessão ordinária, uma moção de repúdio contra o Projeto de Lei nº 275/2024, de autoria do deputado estadual Neno Razuk (PL). O projeto propõe a proibição do transporte, armazenamento e comercialização da pesca em rios do Mato Grosso do Sul por um período de cinco anos.

A moção foi apresentada pelos vereadores Batista Pescador e Abilio Vaneli e recebeu apoio unânime dos demais parlamentares da Casa, sendo aprovada de forma coletiva.

Na justificativa, os vereadores destacam que o projeto terá impactos econômicos e sociais severos sobre a cadeia produtiva da pesca, especialmente para pescadores profissionais e artesanais do Estado. Eles afirmam que a proposta é "desarrazoada, ilegal e inconstitucional", apontando inconstitucionalidade formal e material, além da ausência de estudos técnicos e científicos que justifiquem a medida.

O vereador Abilio Vaneli acrescentou que parte das espécies listadas como proibidas no Projeto de Lei nem sequer existe no estado, enquanto outras são espécies exóticas, lamentando a falta de conhecimento do propositor do projeto.

Ainda segundo a moção, a medida não afetará apenas os pescadores e a cadeia produtiva da pesca, mas toda a população, que ficará impedida de pescar e transportar qualquer espécie de peixe caso o projeto seja aprovado.

“Manifestamos nosso apoio irrestrito e solidariedade à luta dos pescadores, ribeirinhos e toda a cadeia produtiva da pesca, pedindo a não aprovação ou sanção da referida lei. Solicitamos também o empenho das autoridades para ouvir e atender as reivindicações da categoria”, conclui o documento.

O vereador Batista Pescador pediu adesão dos pares em buscar apoio das Câmaras Municipais da região para reforçar a moção de repúdio e ampliar a mobilização contra o projeto.


A moção será encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP); à Frente Parlamentar em Defesa da Pesca (FPESCA), presidida pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB); ao governador Eduardo Riedel; ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruk; ao diretor-presidente do Imasul, André Borges de Barros Araújo; ao superintendente da Pesca, Marcelo Heitor Silvestre dos Santos; e aos demais deputados estaduais de Mato Grosso do Sul.

Hugo Crippa/CMC

M9

Leia Também