Câmara Municipal de Coxim
Vereadora Professora Marly Nogueira apoia a realização do 2º Bazar Missionário da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José
No sábado, 12 de agosto, foi realizado o 2º Bazar Missionário da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, na Praça Frei Gilberto Motter, bairro Flávio Garcia, com apoio da vereadora Marly Nogueira, Prefeitura de Coxim e voluntários.
A população teve a oportunidade de se confraternizar e adquirir roupas, artesanatos e degustar arroz carreteiro, cachorro quente, pipoca, doces, bolos e refrigerantes, a preços acessíveis.
De acordo com a Irmã Irani Ferreira de Souza, "O lucro do bazar será destinado para os trabalhos das missões da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, especialmente de outros países, como no Timor-Leste, Honduras e Angola na África, que passam por muitas necessidades, porque nestes locais não existe um Coxim que trabalha com parcerias como aqui".
"Em nome das Irmãs Franciscanas de São José, aqui representadas por mim, irmã Irani, irmã Evódia e Irmã Noeli, a nossa gratidão a Deus e a vida. Deus vai conduzindo a nossa vida e nos agraciando com o bem que ele nos concede. Estamos contentes e felizes por contar com vocês, gente da gente, porque temos a presença de muitas pessoas, de forma especial o Grupo dos Leigos Franciscanos da Misericórdia. Agradecemos ao prefeito e a vereadora Marly, que trabalham porque querem, assumindo a missão de levar o bem à população, e nós fazendo parte do povo, levamos a paz e o bem a todos. Só conseguimos fazer esse bazar porque contamos com o apoio de muitas pessoas. Muito obrigado a quem ajudou, doou e os que estão comprando", finalizou a Irmã Irani.
O frei Davi e o padre Arley Gonçalves agradeceram a vereadora Marly e o prefeito Edilson Magro pelo trabalho realizado em benefício da população coxinense, e de forma especial, enquanto Igreja, pelo reconhecimento da homenagem denominando a praça de Frei Gilberto Motter.
A vereadora Marly Nogueira, no ato solene do evento, declarou: "O Edilson é um prefeito que tudo que é bom para a população, quando consultado ele fala, pode fazer. As minhas ações na vereança só andam e tenho feito muito por Coxim porque o prefeito é um homem bondoso, sensível, empático, que pensa realmente na nossa gente".
"Agradeço a todas as irmãs, aos irmãos leigos franciscanos e as pessoas, que não vou nomear para não ser injusto com alguém, que são parceiras do meu trabalho. Sou uma vereadora que trabalha 24 horas junto com o prefeito que luta incansavelmente pelo bem-estar do nosso povo. Nós estamos aqui para servir e sinto-me abençoada por Deus por me conceder a oportunidade de ajudar quem mais precisa. Seguimos firmes, conectado com Deus, pois é Ele que faz o direcionamento da minha vida e do meu mandato", declarou Marly.
A parlamentar agradeceu ainda a presença dos padres de Coxim e Rio Verde e de forma especial a todos que de alguma forma ajudaram na realização do bazar, comunicando ainda que posteriormente, através da Prefeitura de Coxim, será construído um busto na praça em homenagem ao Frei Gilberto Motter.
Edilson Magro, prefeito de Coxim, declarou: "Hoje é um dia importante, porque estamos homenageando uma pessoa que fez muito pela nossa cidade. A comunidade escolheu muito bem e além da homenagem ao Frei Gilberto Motter, ao mesmo tempo estamos unindo o útil ao agradável com uma boa ação, onde o bazar oportuniza a venda de artesanatos, roupas e alimentos, ajudando ainda outras pessoas que mais necessitam através das Irmãs Franciscanas. Estou muito feliz e em breve vamos providenciar um busto do Frei Gilberto que será uma referência desta praça. Parabenizo o trabalho da vereadora Marly e de todos que de alguma forma contribuíram para a realização do bazar".
SAIBA MAIS
Projeto de Lei que denomina praça em Coxim de autoria da vereadora Professora Marly Nogueira é aprovado
Em sessão plenária na noite de 29 de maio, a Câmara Municipal de Coxim aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinário nº 09/2023, de autoria da vereadora Professora Marly Nogueira, que denomina de Praça Frei Gilberto Motter, área pública localizada entre as ruas Feliciano Serrou Camy, Daniel Cesário e Avenida Tancredo de Almeida Neves no bairro Flávio Garcia.
Marly Nogueira iniciou o pronunciamento na tribuna para justificativa do projeto de lei, saudando e agradecendo aos Irmãos e Irmãs Franciscanos que estavam na sessão, falando ainda de como originou a iniciativa de nomear a Praça Frei Gilberto Motter, que antes era uma área sem nome, conhecida apenas como praça acima do Lions ou próxima da Praça Poliesportiva.
Marly Nogueira, declarou: "Hoje é um momento muito feliz e importante para mim, para nós e especialmente para a Igreja Católica, quando podemos homenagear um padre que buscou sempre aproximar a igreja dos fiéis, um exemplo de simplicidade e perseverança, dedicando o seu trabalho com atenção especial para com os mais humildes e necessitados".
Frei Gilberto Motter nasceu em Caxias do Sul-RS, no dia 9 de julho de 1914 e faleceu em Coxim-MS em 8 de agosto de 1989, dentro da capela da Casa Paroquial, de infarto.
Na província do Brasil Central, trabalhou em Coxim, Rio Verde e Alcinópolis, sendo que o maior tempo de seu trabalho sacerdotal foi em Coxim.
Foi ele quem construiu, em Coxim, a primeira Igreja de São José e exerceu a função de pároco, era a única paróquia da cidade de coxim. Como não existia casa paroquial ele passou a residir na torre da igreja e fazia refeição nas casas das famílias.
Foi um sacerdote que viveu radical pobreza, dedicado a missão e assistência aos pobres. Zeloso austero, de parcas refeições, vivia sem conforto, mas sabia acolher bem quem o visitava. Andava sempre de sandália e vestido do hábito (veste religiosa). Exigente nos princípios, mas bondoso e compreensivo.
Foi sepultado em Coxim, posteriormente seus restos mortais foram transladados para Rio Verde de MT/MS.