Coxim MS
Acontece hoje em Coxim o evento "Protagonismo com Ellas" e lançamento do livro "ELLAS"
Na noite de quinta-feira, 08 de agosto, acontece em Coxim o evento “Protagonismo com Ellas" e o lançamento do livro ELLAS, uma obra que reúne narrativas pessoais, projetos e experiências técnicas de mulheres protagonistas na defesa dos direitos da mulher.
O evento acontece às 19h, na UFMS Campus Coxim, Avenida Márcio Lima Nantes, Vila da Barra.
Dentre as coautoras, tem duas mulheres que atuam profissionalmente e residem na cidade de Coxim/MS, sendo a Juíza de Direito Drª. Tatiana Dias Said de Oliveira e a Advogada Valéria Ferreira de Araujo Oliveira e coordenado por Iacita Azamor Pionti.
Toda arrecadação com a venda dos livros será destinada às instituições APAE e GAAM de Coxim.
Saiba mais
O livro Ellas traz textos e relatos de várias mulheres inseridas em diversas áreas da sociedade e suas experiências pessoais e profissionais, mostrando a multiplicidade de "ser mulher", e a diversidade de pautas.
A Drª. Tatiana Said, declarou: "Como pesquisadora do fenômeno da violência de gênero, e também a partir do conhecimento adquirido ao longo da carreira da magistratura, em processos que envolvem violência contra a mulher, busquei fazer um recorte de etnia, ao tratar da violência de gênero contra a mulher indígena, numa abordagem interseccional, já que a mulher indígena sofre dupla violência (intra e interétnica), considerando também que a Lei 11.340/06 apresenta importantes falhas quando aplicadas a mulheres indígenas. Poder contribuir com essa obra foi importante para mim, principalmente porque se trata de uma obra escrita apenas por mulheres, e que pode auxiliar um pouco na mudança da visão da sociedade em relação às mulheres".
A Drª. Valéria Araujo, acrescentou: "A obra ELLAS servirá de inspiração para várias mulheres, pois não se limitou a um tema. Quando fui convidada para escrever sobre a importância da mulher na política, fiquei muito empolgada, pois há vários anos atuo na área do direito eleitoral, e o que vejo é uma escassez de mulheres ocupando cargos políticos. No texto destaco que apesar de ser destinada a cota para candidatura de 30% de mulheres, acredito que ainda não seja o ideal, visto que conforme verificamos em vários pleitos eleitorais, o que há é uma maquiagem de partidos para cumprir a legislação, colocando nomes de mulheres que muitas vezes não recebem nenhum voto na urna. O ideal seria a destinação de uma porcentagem de cadeiras nos poderes legislativos, assim com toda certeza teríamos a representatividade das mulheres nos cargos eletivos do sistema político."
As coautoras do livro são: Alice Adolfa Zeni, Eclair Nantes, laci Terezinha Rodriques de Azamor, lacita Azamor Pionti, Jacqueline Machado, Janaina Galeão, Juliana Aranda, Marinalva Pereira Marta do Carmo, Marta do Carmo, Patricia Azamor Marchioretto, Rafaela Kasai Araujo de Lima, Tatiane Dias de Oliveira Said, Telma Nantes de Matos, Valeria Ferreira de Araujo Oliveira, Valeria Scapim e Zeliana Luiza Delarissa Sabala.