Coxim MS
Coxim terá 34 câmeras de monitoramento instaladas para reforçar segurança
As câmeras de segurança pública destacam-se como uma ferramenta fundamental para a prevenção de crimes e o monitoramento eficaz das atividades
Durante anos, as câmeras de segurança são usadas para manter residências e empresas mais seguras. Porém, essa tecnologia também pode ser adotada em locais públicos. As câmeras de monitoramento nas cidades são usadas para manter os cidadãos mais seguros enquanto caminham pelas ruas e aproveitam os parques e praças locais.
O uso da tecnologia pode ser um grande aliado da segurança pública. As câmeras de monitoramento em tempo real contribuem com a segurança das pessoas, apoiam as economias locais e melhoram a qualidade de vida dos residentes.
Segurança é uma preocupação constante em nossa sociedade. Seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar que frequentamos, o desejo de proteger nossos bens e entes queridos nunca diminui. Nesse contexto, as câmeras de monitoramento desempenham um papel vital.
Em Coxim as câmeras estão sendo instaladas, e algumas já estão em funcionamento.
O Conselho Comunitário de Segurança de Coxim/CONSEG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Coxim são os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto de Cercamento Eletrônico da cidade e a empresa responsável pela instalação das câmeras é a Controle Tecnologia e Automação.
O sistema contará com 34 câmeras de alta resolução LPR e LPS, com capacidade de analisar dados em tempo real e elas estão sendo estrategicamente posicionadas em pontos de grande circulação e áreas consideradas estratégicas para a segurança.
As câmeras gravam imagens em tempo real e são armazenadas na nuvem, garantindo acesso rápido e seguro às autoridades competentes. O monitoramento será feito na sede do 5º Batalhão da Polícia Militar em Coxim.
Prevenção de crimes:
As câmeras de segurança desempenham um papel importante na prevenção de crimes, agindo como um elemento dissuasor para possíveis criminosos. A simples presença de câmeras visíveis pode inibir a ação de indivíduos mal-intencionados, evitando roubos, furtos e vandalismo.
Ao saber que estão sendo monitorados, os infratores pensam duas vezes antes de cometer um delito, sabendo que suas ações podem ser registradas e utilizadas como evidência em investigações posteriores.
Monitoramento em tempo real:
Além de prevenir crimes, as câmeras de segurança proporcionam a capacidade de monitoramento em tempo real. Isso significa que proprietários e gerentes de comércios podem acompanhar as atividades em sua loja ou estabelecimento de qualquer lugar, utilizando dispositivos móveis ou computadores conectados à internet.
Esse monitoramento contínuo permite identificar comportamentos suspeitos ou situações de risco imediatamente, permitindo a tomada de medidas preventivas ou acionar as autoridades competentes.
Evidências para investigações:
Em caso de ocorrência de crimes ou incidentes, as câmeras de segurança fornecem evidências valiosas para investigações e processos legais. As gravações capturadas pelas câmeras podem ser utilizadas para identificar os infratores, reconstruir eventos e fornecer provas concretas.
Isso não apenas auxilia na resolução de crimes, mas também fortalece a segurança jurídica ao apresentar elementos visuais que corroboram os relatos das testemunhas.
As câmeras de segurança pública destacam-se como uma ferramenta fundamental para a prevenção de crimes e o monitoramento eficaz das atividades.
Um sistema de câmeras de monitoramento é uma rede de dispositivos de vídeo que capturam e registram atividades em tempo real em um determinado local. Essas câmeras são estrategicamente posicionadas em áreas críticas, como entradas, saídas e espaços de alto tráfego.
O objetivo é criar uma visão abrangente e contínua da área monitorada. Essas câmeras podem variar em termos de qualidade de vídeo, recursos e capacidades, mas todas compartilham o objetivo comum de monitorar e registrar eventos em seu campo de visão.
O videomonitoramento é uma operação desenvolvida por um conjunto de equipamentos eletrônicos que fazem a captura de imagens e as transmitem, em tempo real, para uma central de monitoramento com o intuito de serem gerenciadas. Sendo assim, o videomonitoramento pode ser realizado tanto no local quanto remotamente, por meio de uma central de monitoramento que no caso de Coxim como já foi citado, será no Batalhão da Polícia Militar.
Essa prática viabiliza a vigilância eletrônica de vários locais ao mesmo tempo com um número reduzido de operadores. Entre os mais variados recursos de segurança eletrônica, o videomonitoramento é um dos que mais se desenvolve e aprimora devido às novas tecnologias existentes.
Isso gera na população de Coxim uma sensação de mais segurança e aos que pensam em praticar delitos na cidade o medo de serem pegos.
Lembrando ainda que todo investimento feito na segurança é de suma importância para que todos possam se sentir protegidos, segurança para população e uma nova ferramenta para diminuir a ação dos criminosos na cidade.
Glenda Melo/Diário do Estado