Prefeitura Municipal de Coxim
Coxim celebra a inclusão com o 1º Seminário da Implantação do Conselho da Pessoa com Deficiência
O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Coxim por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, teve como objetivo discutir e promover a inclusão social e a diversidade, além de combater o preconceito e a discriminação. A iniciativa é um passo importante para a adequação das políticas públicas brasileiras aos dispositivos constitucionais e aos conteúdos presentes na Convenção.
A programação do seminário incluiu uma apresentação cultural da APAE com o teatro “Um Ser Diferente”, seguida pela formação da mesa de autoridades, que contou com a presença do prefeito Edilson Magro, do presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Ademir Peteca, do presidente da APONEC, Luciano José Bernardino, e do Secretário Municipal de Cidadania e Assistência Social, Rudnei Vendrusculo.
Durante o evento, houve a leitura da mensagem do projeto de lei para a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que foi assinado pelo prefeito Edilson Magro e protocolado junto ao presidente da Câmara Municipal.
As palestras abordaram temas cruciais como o papel da sociedade na inclusão da pessoa com deficiência, ministrada pela Secretária Municipal de Educação, Profª. Ma. Michele Proença, e o papel do conselho na luta por direitos, apresentada por José Aparecido da Costa, vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência – MS.
O evento também destacou a importância do direito à acessibilidade e a melhoria da qualidade de vida, com uma palestra do Diretor de Planejamento Urbano da Prefeitura de Coxim, Américo Pereira de Moraes Jr.
O seminário foi um momento de reflexão e debate, marcado por um coffee break que proporcionou a interação entre os participantes.
A cidade de Coxim demonstra, com esse evento, seu compromisso com a inclusão e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, alinhando-se às diretrizes nacionais e internacionais para a promoção da igualdade e da justiça social.
Augusto Marques/AssCom PMC