Prefeitura Municipal de Coxim
Reunião no gabinete do prefeito busca garantir a continuidade do curso de Psicologia da UEMS em Coxim
O curso de Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Coxim foi o assunto principal de uma reunião realizada na quinta-feira (05) no gabinete do prefeito Edilson Magro. Participaram do encontro o reitor da UEMS, Laercio de Carvalho, o deputado estadual Júnior Mochi, o vice-prefeito Flávio Dias e outras autoridades locais.
A pauta foi motivada pela preocupação com a continuidade do curso de Psicologia, que não está previsto para o vestibular deste ano, somente para 2024. O prefeito Edilson Magro iniciou sua fala parabenizando Laercio de Carvalho pela posse ocorrida na última semana em Dourados, onde o prefeito participou com demais autoridades, inclusive com a presença do governador Eduardo Riedel. O prefeito disse ainda que se preocupa com o curso de Psicologia, que é uma demanda da população de Coxim e região.
O deputado estadual Júnior Mochi lembrou que foi realizada uma audiência pública na época em que pelo menos dois cursos viriam para Coxim: Gestão Ambiental e Psicologia. Ele falou também que é preciso melhorar as instalações da UEMS em Coxim, a fim de consolidar o município como um polo universitário.
Laercio de Carvalho disse que o governador dá apoio a todos os cursos e que Coxim não é diferente. Disse que vem trabalhando com responsabilidade, pois não adianta ter um curso que fique muitos anos aberto e sem resultado. O curso de Psicologia, conforme o reitor, foi aberto dentro de um contrato, como aconteceu em outros municípios, um contrato de demanda contínua, ou seja, um sim outro não. Falou também de recursos que as prefeituras repassam para manter os cursos, é uma espécie de ajuda de custo, que auxilia e dá incentivo para que os professores possam vir dar as aulas.
Um questionamento levantado na reunião é de que os alunos, principalmente, de outras cidades não teriam transporte, mas o vice-prefeito Flávio Dias sanou essa dúvida, dizendo que as prefeituras das cidades vizinhas dispõem de transporte para os alunos. Outro ponto levantado pelo vice-prefeito é de que os estagiários do curso de Psicologia estão sendo atendidos nas instituições privadas e públicas do município como hospital, postos de saúde e secretarias municipais, como saúde e assistência social. Flávio propõe ainda um curso de Fonoaudiologia em Coxim, visto que é uma especialidade em falta de profissionais.
O reitor disse ainda que é preciso analisar a perspectiva de absorção de alunos e a perspectiva para os próximos 10 ou 20 anos, para que não se torne um curso obsoleto ou vago na unidade de Coxim. A UEMS vai trabalhar pela rotatividade de cursos e o escalonamento de vestibulares para que isso não aconteça. A rotatividade seria para atender a demanda local com a possibilidade de trocas de cursos conforme a demanda e vontade local e regional.
Para equalizar essas questões, Laercio de Carvalho propõe que a escolha de novos cursos para a Unidade de Coxim seja discutida com outros municípios. Para isso, o prefeito disse que vai pedir para por em pauta na próxima reunião do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari). Ficando certo também que está garantido no vestibular 2024 o curso de Psicologia em Coxim, para início em 2025. E que o novo curso será discutido com os demais municípios.
Também estiveram presentes na reunião, o diretor da UEMS João Braz, a coordenadora de curso da UEMS Vanessa Bellaver, a secretária de receita e gestão Veronildes Batista, relações institucionais Augusto Marques e os vereadores Ademir Peteca, William Meira, Carlos Henrique e Abílio Vaneli.
O curso de Psicologia em Coxim foi anunciado em março de 2022, pelo prefeito Edilson Magro e o reitor da UEMS Laércio de Carvalho, como um sonho da comunidade acadêmica e da população em geral. Em novembro do mesmo ano, foi realizado o vestibular para o curso, que ofereceu 40 vagas. O curso teve início em 2023.
Augusto Marques/AssCom PMC