Rio Verde de Mato Grosso MS
Em Rio Verde, jovem fica engasgado com tampa de garrafa e salvo por enfermeiras do hospital
Com a Manobra de Heimlich elas conseguiram desobstruir a via respiratória do paciente
Um jovem de 22 anos engoliu uma tampa de plástico e foi salvo por duas enfermeiras que conseguiram desobstruir a garganta do paciente. O caso ocorreu na madrugada desta segunda-feira (05) em Rio Verde de MT/MS.
Diego Camargo de Souza pediu que a reportagem fosse publicada pelo Rio Verde News contando que o acidente doméstico que ele sofreu, também fosse como um alerta para muitas pessoas e aproveitou para agradecer - emocionado - o trabalho de duas pessoas da equipe médica que estava de plantão no Hospital Geral Paulino Alves da Cunha (HGPAC).
O paciente deu entrada na unidade de saúde por volta das 03h55, levado pelo pai. Diego estava com uma tampa plástica de refrigerante entalada na garganta.
Segundo informações, a garrafa estava no congelador da geladeira na casa de Diego, e quando ele foi abrir a bisnaga do refrigerante, a pressão impediu que ele conseguisse fazer a manobra de destampar com as mãos e o rapaz tentou abrir o objeto utilizando a boca, mordendo a tampa.
Com a pressão do gás do refrigerante, houve uma explosão e a tampa foi arremessada para o interior da garganta do rapaz que ficou engasgado e começou a ter muita dificuldade para respirar.
Diego foi socorrido pelo pai, que o levou até o HGPAC e logo ao dar entrada, foi atendido pela enfermeira Verônica e a técnica de enfermagem Daiane. As duas profissionais de saúde que estavam de plantão iniciaram o atendimento e realizaram a Manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir a garganta do paciente para que ele pudesse respirar normalmente.
A ação das enfermeiras impediu que o paciente precisasse ser transferido para outra unidade de saúde fora da cidade, pois uma hipótese de intervenção cirúrgica não estava descartada. O estado de saúde dele é bom.
Diego Camargo ficou muito emocionado com a ação das duas enfermeiras, agradeceu e fez questão de registrar com fotos após ser salvo por Verônica e Daiane mostrando a tampa plástica.
O caso também expõe a dedicação e profissionalismo da maioria dos profissionais do Hospital Geral Paulino Alves da Cunha que não medem esforços para atender e salvar vidas.
Redação Rio Verde News