Para quem achava que até o fim do ano não haveria mais notícias ruins em Coxim, prepare-se para mais esta: o atendimento de hemodiálise no HR corre sério risco.
A situação é tão grave que foi denunciada em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal por um vereador
A falta de pagamento do médico nefrologista e escassez de insumos para a realização do serviço de hemodiálise são apontadas como causas para que o médico responsável pelo atendimento aos renais crônicos expresse sua clara intenção em deixar o município de Coxim.
É imperioso lembrar que o serviço de hemodiálise do HR de Coxim atende também a municípios circunvizinhos que, antes, necessitavam transladar à Capital do Estado - Campo Grande - para a realização desse tipo de tratamento.
As condições de precarização dos veículos, custos de viagens, tanto do ponto de vista financeiro quanto físico e emocional desgastavam e exigiam demais dos pacientes já combalidos pela doença.
É grande a preocupação dos pacientes renais crônicos que num vislumbre de memória já recordam o sofrimento que antes passavam e, evidentemente, não querem retornar àquelas condições.
Todos eles (assim como nós) aguardam com expectativa o desenrolar desse enredo de suspense que se tornou a exegese da vida administrativa do município de Coxim
Esperamos que até o final dessa história o gênero desse enredo não mude do suspense para o terror, sobretudo para aqueles que necessitam do atendimento do serviço de hemodiálise.