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Dom Otair Nicoletti

Coluna

Nosso domingo, como vai?

28 MAI 2024Por Dom Otair Nicoletti22h:36

O Filho do homem é Senhor também do sábado. 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 2,23-28;3,6). 23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas,enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: "Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido? "25Jesus lhes disse: "Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 

26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em queAbiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães". 27E acrescentou: "O sábado foi feito para o homem,e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado". 3,1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo.


3Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te e fica aqui no meio!"4E perguntou-lhes:"É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer? "Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: "Estende a mão". Ele a estendeu a mão e ficou curada.

6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo. Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor!

MENSAGEM - A Liturgia desse domingo nos dá a oportunidade para refletir sobre o Dia do Senhor e o seu verdadeiro sentido. A Primeira Leitura lembra a ordem emanada por Deus para descansar no dia do Sábado. (Dt5,13-15) Para Israel, a observância do sábado era considerada como a mais sagrada de todos os preceitos do decálogo. 

O repouso sabático tinha três significados religiosos profundos: Repouso, sinal de Libertação: Israel devia interromper o trabalho no sábado para lembrar-se de que foi libertado dos trabalhos forçados do Egito. Repouso, participação no repouso de Deus, na criação. É um sinal de que nos sentimos filhos de Deus. Repouso para Deus. "Mas o sétimo dia é o sábado para o Senhor teu Deus".

Não é prescrição legal, mas exigência de diálogo entre Deus e o seu povo. Mas com o passar do tempo, perdeu o sentido religioso e tornou-se apenas uma série pesada de prescrições e proibições. Tornou-se sinal de uma nova escravidão e um culto formalista e exterior. Jesus precisava corrigir essa mentalidade.

No Evangelho, Jesus interpreta o verdadeiro sentido do Sábado. Isso aparece em dois episódios: Os discípulos colhem e comem espigas de trigo num sábado, porque tinham fome. Reação dos judeus. Jesus: a vida está acima da lei. Jesus cura o homem da mão seca num sábado na sinagoga. Reação. Jesus pergunta: "É permitido curar? É dia de libertação?" E, transgredindo a lei do Sábado, cura o doente, para mostrarque toda lei deve estar a serviço do homem e do bem comum e não o homem ser escravo das leis. E justifica: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado". Afirma assim o primado da misericórdia sobre as exigências da Lei e o primado da consciência sobre a regra, do homem sobre a Lei.O sábado e a própria lei estão subordinados ao bem do homem. Palavras significativas: “Levanta-te! Vem para o meio!” Jesus quer restituir-lhe algo mais que uma mão sadia: sua dignidade.

Por que Domingo? Os primeiros cristãos vindos do judaísmo, no começo observavam o sábado, mas se reuniam para a "fração do pão" no primeiro dia da semana, o"Dia do Senhor" ("Dies dominica").
Mas aos poucos o sábado foi substituído pelo domingo, dia em que Jesus ressuscitou. 

O Domingo não deve ser visto apenas como uma prática obrigatória, mas como um memorial da libertação trazida pela ressurreição de Jesus Cristo."Santificar” o dia do Senhor não significa ficar sem fazer nada, mas ocupar-se de coisas que nos identificam com Deus e utilizar as horas desse dia para o louvor do Senhor, tanto por palavras, como por gestos e atitudes. Não se reduz a ir à missa... 

Como viver o DOMINGO? O Verdadeiro domingo se celebra de três maneiras: 

1. É o dia da Participação Consciente na Eucaristia: que constitui uma ocasião para os cristãos se recuperarem e enriquecerem as forças interiores e espirituais. Entrar de novo em si mesmo, tomar consciência da própria situação interior, confrontar-se com a Palavra de Deus, encontrar-se com a pessoa do Cristo no sacramento: tudo isso dá ao domingo e à semana toda, um sentido de força, tornando o homem senhor de si mesmo e devolvendo-lhe as rédeas que talvez lhe tenham fugido das mãos. A missa constitui, portanto, o ponto de chegada da semana que passou e de partida para a sucessiva. É um acontecimento divino e humano, que levanta o tom da vida. 

2. É o Dia do encontro Familiar e Fraterno: A fraternidade em torno da mesa eucarística deve projetar-se também fora da igreja. A família encontra unidos todos os seus componentes que durante a semana não podem se encontrar pela diversidade de horários. A caridade cristã se estende também para fora da família nas obras de caridade para com os pobres e necessitados. 

3. É o Dia do lazer e do descanso: Aquela alegria dos batizados que são ressuscitados com Cristo, destinados a uma eternidade de alegria numa festa eterna. Há uma significativa diferença entre o sábado hebraico e domingo cristão. O sábado concluía uma semana, era um fim. O Domingo, ao contrário, abre a semana, é um início. 

E o nosso Domingo, como vai? É de fato um dia "santificado", fonte de alegria, de liberdade, de comunhão com Deus e com os irmãos, ou uma mera observância externa, um costume? Sobra mais tempo: Para a família? Para a comunidade? Para a oração, para o culto a Deus? Para a caridade? É um dia de descanso? Para que? O nosso domingo é de fato o "Dia do Senhor"? ou apenas o dia do futebol, do namoro, da TV, dos negócios, do lazer, ou das festinhas para comer e beber? 

Pe Antônio Geraldo Dalla Costa