O título poderia até ser a sinopse de um filme, mas é a realidade nua e crua. Diversas nações, através de seus atletas e delegações estão levando para o Japão o vírus SARS-CoV-2 (Covid-19), que já ultrapassou a marca de 199 milhões de infectados e 4,23 milhões de mortes no mundo.
Desde o início de junho e, principalmente nos meses de julho e agosto, o Japão está sob ataque bioterrorista
Um ataque bioterrorista é a introdução deliberada de vírus, bactérias, ou qualquer outro agente, com a intenção de provocar doenças ou morte em pessoas, animais ou plantas.
Entretanto, mesmo com uma forte oposição dos japoneses ao evento dos jogos olímpicos, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e principal articulador, Thomas Bach, disse para os órgãos de imprensa que o risco dos atletas e delegações contaminarem a população japonesa era "zero".
Pesquisa do jornal “Asahi Shimbum” mostra que 55% dos entrevistados são contra a realização das Olimpíadas e só 33% são favoráveis
Infelizmente, a introdução deliberada do vírus pelo COI em conivência com o governo do Japão já é uma realidade, ou seja, o próprio governo japonês está aceitando ser o alvo de um possível caos.
Especialistas estão preocupados com o aumento dos casos de Covid-19 e, consequentemente, uma sobrecarga no sistema de saúde do Japão
Já o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, afirma que o risco de contaminação por Covid-19 na olimpíada do Japão é inevitável e que não há risco zero na vida, contrariando assim, a fala de Thomas Bach.
Atletas de diversos países, além de levar a infecção por Covid-19 para o Japão, são eliminados das Olimpíadas
O sonho da medalha, para alguns atletas, foi substituído pelo resultado do exame RT-PCR “Positivo” e mais 14 dias de quarentena na terra do sol nascente.
Situação Atual do Japão
A disseminação do coronavírus no Japão, com as olimpíadas, faz aumentar o estado de emergência de Tóquio e das prefeituras de Osaka, Chiba, Kanagawa e Saitama.
A variante delta é a responsável pelo aumento das infecções no Japão
O Japão já ultrapassa a casa dos 937.000 infectados e das 15.200 mortes. Até o dia 1º de agosto, apenas 29,3% estavam totalmente vacinados.
E o filme continua... dia 24 de agosto estreia os Jogos Paralímpicos
Imagem: Ilustrativa