Deixai crescer um e outro até a colheita. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 13,24-33....).
Naquele tempo:24Jesus contou outra parábola à multidão: "O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo.25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu
e as espigas começaram a se formar,apareceu também o joio.
27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?' 28O dono respondeu:'Foi algum inimigo que fez isso'. Os empregados lhe perguntaram: Queres que vamos arrancar o joio?' 29O dono respondeu: 'Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!'"31
Jesus contou-lhes outra parábola: "O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes,quando cresce, fica maior do que as outras plantas.E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vê me fazem ninhos em seus ramos".
33Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola:"O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado".......Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor.
No mundo de hoje o bem e o mal caminham juntos. Por que Deus permite tudo isso? Por que não intervém para castigar os pecadores? A Liturgia nos fala da Paciência de Deus e nos convida a convivermos com os dois com paciência e prudência.
A Primeira Leitura apresenta um Deus indulgente e misericordioso com os seres humanos, mesmo quando ele praticam o mal, (Sb. 12,13-16). A Conquista da terra prometida realizou-se após anos de guerras. Deus poderia ter evitado o sofrimento, eliminando esses povos. Ele não teve pressa em puni-los. Ama todas as pessoas que criou, mesmo quando praticam o mal.
Às vezes julgamos certos males como “castigos de Deus”. Deus é tolerante e justo, em quem a bondade e a misericórdia se sobrepõem à vontade de castigar. E convida-nos a adotar a mesma atitude.
Na Segunda Leitura sublinha a Bondade e Misericórdia de Deus, afirmando que o Espírito Santo “Vem em auxílios de nossa fraqueza” guiando-nos no caminho para a vida plena (Rm 8,26-27).
O Evangelho destaca a Paciência de Deus(Mt 13,24-43). A presença do “Reino” no mundo é irreversível e nele todos (bons e maus) têm lugar para crescer e amadurecer. Na volta da Missão, nota-se a impaciência dos Apóstolos para com aqueles que não os acolheram: "Queres que mandemos que desça o fogo do céu para destruí-los?” Jesus critica a pressa dos Apóstolos com Três Parábolas: O Trigo e o Joio; O grão de mostarda e O fermento na massa.
A Primeira Parábola (do trigo e do joio), revela duas atitudes: 1) A impaciência dos seres humanos: “Senhor, queres que arranquemos o joio?” 2) A Paciência de Deus: “Deixai crescer junto até a colheita”. Deus não quer a destruição do pecador e a segregação dos maus. “Deus é misericordioso e paciente, lento para a ira e rico de misericórdia” (Sl 85).
Na construção do Reio, é preciso ter paciência e esperar a hora certa para a separação final da colheita. A “paciência de Deus” com o joio nos convida a rejeitar as atitudes de rigidez, intolerância, incompreensão, vingança e a contemplar os irmãos com os olhos benevolentes, compreensivos e pacientes de Deus.
Joio e Trigo estão em toda parte: mesmo em nossas comunidades cristãs, vemos presente tanto joio de desunião, de inveja, de fofocas. E qual é a nossa primeira atitude? Arrancar o joio?
“Muitas vezes, nossa história tornou-se de arrancadores de joio, enquanto deveria ter sido de “perdão, de misericórdia e de amor”. Esquecemos que o mal e o bem se misturam no mundo, na vida e no coração. Esquecemos que o Reio de Deus é um mundo de trigo e de joio, de guerra e de paz, de gozo e inquietação.
Esquecemos que o joio de hoje poderá se tornar amanhã trigo para Deus. Esquecemos que mesmo dentro de cada um de nós há trigo e joio. E Cristo ainda hoje continua repetindo: “Deixai crescer junto, até a colheita”. O Reino de deus é uma realidade irreversível que está num processo de crescimento no mundo.
O que essa parábola diz: Para líderes de comunidade, que querem uma comunidade perfeita da noite para o dia? Para alguns pais, que querem os filhos mudados num piscar de olhos? Para animadores de movimentos ou pastorais que querem todo mundo atuando com eles? É importante saber conviver, no meio dos conflitos. E então, devemos ficar de braços cruzados passivamente? Não, as outras duas parábolas complementam a mensagem: Devemos ser a Semente de Mostarda, pequena, insignificante, mas que cresce até aninhar os pássaros em seus ramos. Devemos ser o Fermento, que leve toda a massa da farinha, o mundo em que vivemos. Assim transformaremos o Joio em Trigo.
O Reino de Deus já está presente entre nós, mesmo misturado com o joio, mesmo pequeno como o grão de mostarda, ou um pouco de fermento. O Reino de Deus não é um “condomínio fechado” ao qual só tem acesso um grupo de “bons” e “perfeitos”. Estão presentes também “outros”, onde o Amor de Deus vai introduzindo um dinamismo de conversão, de transformação, de vida nova.
E Nós? Somos Trigo Limpo: do amor, dedicação e colaboração? Ou talvez Joio de ódio, discórdia e calúnia? Um modo de ajudar a mudar o mundo do mal pelo mundo do bem é semearmos sempre trigo e nunca joio. Só com a vivência do Evangelho pode-se mudar o mundo.
Dia 20 de julho comemora-se o Dia Nacional do Amigo e Internacional da Amizade. E Abraham Lincoln diz: “A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades”.
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa C.S