Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
08 de fevereiro de 2025
Coxim
24ºC

Entrevista

O início da Ordem DeMolay em Coxim 

5 FEV 2025Por Redação/EC19h:27

O entrevistado da semana do jornal Diário X, é o Valdeir Simão, um dos primeiros componentes da Ordem DeMolay em Coxim e, no período em que o Capítulo Guardiães da Natureza completa 40 anos, o jornalista torna público a história de sua instalação e dos anos iniciais da maior organização juvenil do mundo.     

1) O que é a Ordem DeMolay?

A Ordem DeMolay é a maior organização fraternal de jovens do Mundo, patrocinada e orientada pela Maçonaria Universal, para jovens do sexo masculino, com idade compreendida entre os 12 e  21 anos incompletos, tendo como objetivos principais formar bons cidadãos, que respeitem as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliem o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens.

Frank Sherman Land, fundador da Ordem DeMolay nos Estados Unidos em 1919, faz a seguinte definição sobre o que é: "É difícil definir em palavras o que é a Ordem DeMolay, trabalha de tantas maneiras e pratica tantas boas ações que precisa ser experimentada e vivenciada para ser totalmente compreendida e avaliada". 

2) Quando foi o início da Ordem DeMolay no Mundo?

A Ordem DeMolay foi criada em 18 de março de 1919, há mais de 105 anos, nos Estados Unidos da América, pelo maçom grau 33 da cidade de Kansas City, chamado Frank Sherman Land.

O nome DeMolay é em homenagem a Jacques DeMolay, o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, da cidade de Molay, na França.

3) Quando que a Ordem DeMolay chegou no Brasil?

Lucy Melo, 1ª presidente do Clube de Mães do Capítulo. Foto: Valdeir Simão/Diário X

No Brasil a Ordem DeMolay teve seu início em 16 de  agosto de 1980, quando foi instalado o Capítulo Rio de Janeiro nº 01, o primeiro da América do Sul, por iniciativa do então Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Alberto Mansur (in memoriam). Em 1985, foi instalado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. 

4) Quando a Ordem DeMolay foi instalada em Mato Grosso do Sul?

A Ordem DeMolay em Mato Grosso do Sul teve início com a instalação do Capítulo Grande nº 10 da Ordem DeMolay, em 23 de abril de 1983,  pelo trabalho do então Grão Mestre da Grande Loja Maçonica do Estado de Mato Grosso do Sul, Izaias Gomes Ferro (in memoriam).

5) Quando foi fundado e instalado o Capítulo Guardiães da Natureza da Ordem DeMolay de Coxim?
 

Valdeir Simão. Foto: Arquivo pessoal

O Capítulo Guardiães da Natureza da Ordem DeMolay nº 22, patrocinado e orientado pela Augusta e Respeitável Loja Maçônica Acácia de Coxim nº 31, tem como data de fundação o dia 29 de setembro de 1983 e quase um ano depois, quando os querubins celestiais orquestravam seus clarins por tão auspicioso acontecimento, teve o início de suas atividades com a instalação em 14 de julho de 1984, completando 40 anos de existência em 2024.  Foi o 22º Capítulo do Brasil e o 2º em Mato Grosso do Sul. 

6) Como foi a cerimônia de instalação do Capítulo em Coxim?

Foi uma solenidade magnífica, radiante, que ficou marcada na história da cidade, da Ordem DeMolay e da Maçonaria de Coxim e do Estado, quando tivemos a presença de representantes do Rio de Janeiro, entre os quais, Alberto Mansur e Wilton Cunha (ambos in memoriam), do então Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil e ainda do Carlos Henrique Monjardim, Mestre Conselheiro Nacional, além de um grande número de maçons e da Ordem DeMolay de Mato Grosso do Sul e de outros estados. Na Cerimônia Pública de Instalação, também se fizerem presente um grande número de autoridades civis, religiosas e militares.   

A solenidade de instalação do Capítulo Guardiães da Natureza foi realizada - brilhantemente - pelo Capítulo Campo Grande, tendo como Mestre Conselheiro Instalador o DeMolay Astúrio dos Santos Ozório.  

7) Como e quem teve a iniciativa de fundar o Capítulo da Ordem DeMolay em Coxim?

O principal responsável pela instalação da Ordem DeMolay em Coxim foi o visionário e dedicado maçom Francisco Antônio Van Spitzenbergen (in memoriam), carinhosamente conhecido por Chico Piloto, que pilotava o avião do maçom e empresário José Adelino de Carvalho, o Zelão (in memoriam). 

Nas viagens que fazia, Chico Piloto conheceu a Ordem DeMolay e sempre preocupado em preparar a juventude para uma sociedade melhor, transformou o seu sonho em realidade, sempre com apoio e dedicação incondicional à Ordem DeMolay em Coxim. 

Em uma merecida homenagem, o Aeroporto Municipal de Coxim é denominado por Lei Municipal de Francisco Antonio Van Spitzenbergen - Chico Piloto. 

8) Quando e como aconteceu o acidente que vitimou o saudoso Francisco Antonio Van Spitzenbergen?

Chico Piloto faleceu em 01 de julho de 1986, aos 37 anos, vítima de um trágico acidente aéreo pilotando o avião de uma empresa de táxi aéreo em Tucumã, sul do Pará, deixando a esposa Ecilene e os três filhos: Mitchel Alexander, Douglas Wagner e Karin Cristine.  

Ecilene Van Spitzenbergen, 75 anos, aposentada, reside em Coxim, ainda trabalhando na costura e fazendo diariamente caminhada pelas ruas de Coxim.   

Francisco foi sepultado no Cemitério Central de Coxim, onde descansa sob a sombra de uma planta acácia, cujo nome é o da Loja Maçônica Acácia de Coxim,  que ele era membro, sendo ainda apoiadora e mantenedora do Capítulo Guardiães da Natureza. 

Saudoso Francisco Antonio Van Spitzenbergen - o Chico Piloto. Foto: Arquivo pessoal Valdeir Simão

De acordo com Ecilene, viúva de Chico piloto, a árvore acácia foi plantada em atendimento ao  pedido dele, onde ela frequentemente visita o túmulo, passando longo tempo sob a sombra da árvore, em memória ao seu amado esposo, que mesmo após 40 anos de ausência física, continua sendo seu único e grande amor, com a certeza de que um dia voltarão a se encontrar.  

A madeira da árvore acácia tem um significado bíblico muito importante, pela sua resistência excepcional, durabilidade e força, representando a segurança, a clareza e também a inocência e pureza, sendo ainda um símbolo da verdadeira iniciação para uma nova vida, a imortalidade da alma e a ressurreição para uma vida futura. 

Na sepultura do Chico Piloto tem uma lápide com a frase muito simbólica: "LIVRE PARA VOAR".

9) Quais são os objetivos principais do Capítulo Guardiães da Natureza?

Coxim é porta de entrada para o Pantanal,  com rios e riachos maravilhosos, flora e fauna exuberante, destacando-se pelas belezas naturais. Tudo isso era visto e contemplado pelo "tio" Francisco quando sobrevoava Coxim com o avião que pilotava, fazendo com que ele se inspirasse para o nome do Capítulo: Guardiões da Natureza, para inserir nos componentes da Ordem, o compromisso e responsabilidade com a ecologia e da conservação e proteção à natureza.  

10) O que difere o Capítulo de Coxim de outros capítulos?

O que sempre percebia no Capítulo Guardiães da Natureza, nos primeiros anos de sua existência, era a capacidade de, em tão pouco tempo conseguir a perfeição na apresentação das cerimônias especiais, especialmente das Flores, da ritualística e da encenação teatral que a Ordem DeMolay executa nas iniciações. E aqui quero registrar, por exemplo, que nunca vi um Mestre de Cerimônias com tanta capacidade e galhardia como o Adalberto Alves de Souza Neto e Uldosvaldo Rodrigues Gondim, a encenação de Jacques DeMolay representado por Cid Rui Silveira e, sem modéstia, eu também fazia as cerimônias e reuniões com o ritual totalmente decorado, e o mais impressionante, de tanto treinar, conduzi praticamente toda a cerimônia de instalação do Capítulo Rondonópolis em Mato Grosso, totalmente memorizado, sem olhar o ritual, graças aos intensos treinamentos sob a rigorosa fiscalização e incentivo do querido e estimado "tio" Valter Custódio Dias (in memoriam).  

11) Quais são as atividades mais significativas e marcantes que o Capítulo Guardiães da Natureza já realizou em sua comunidade?

Os DeMolays prestam serviços à sociedade, praticando a filantropia, sem a necessidade de divulgação, realizando campanhas de arrecadação e doação de alimentos, roupas, brinquedos e doação de sangue. No entanto, além das inúmeras ações beneficentes que o Capítulo de Coxim já realizou, tenho certeza que a maior ação já realizada em Coxim, no Estado, no Brasil e no Mundo, foi e está sendo a preparação do DeMolay para atuar de forma exemplar na condição de filho, esposo, pai, avô e acima de tudo, sendo bons cidadão, livres, iguais e se tratando como irmãos, levando sempre em consideração que: "Para ser útil à sociedade, não é necessário ser um DeMolay, mas sendo um DeMolay é necessário ser útil à sociedade".

12) Como a Ordem DeMolay influencia a vida dos membros do Capítulo Guardiães da Natureza ao longo dos anos?

O objetivo da Ordem DeMolay é ensinar aos membros a prática de virtudes que os direcionam a ter uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para ser melhor filho, melhor irmão e melhores amigos, para que possam ser melhores homens e corretos cidadãos. 

13) Como era a interação e união entre os irmãos antigamente?

Muito próxima, unidos, com os irmãos sempre colocando em prática o companheirismo, que antes não tinha o celular, as redes sociais, os joguinhos na internet, e aí tínhamos tempo para uma convivência mais harmoniosa, divertida e interessante entre os irmãos da Ordem e amigos. 

14) Quais foram os desafios enfrentados pelo Capítulo Guardiães da Natureza ao longo de sua história e como eles foram superados?

O principal desafio do Capítulo em Coxim, é que na idade de 12 a 21 anos, assim que concluíam o ensino médio, muitos componentes se mudavam para outras cidades, na busca do curso superior ou oportunidades de trabalho, deixando o Capítulo sem a experiência dos mais antigos e até mesmo dos Seniors DeMolays (que completam 21 anos). Esse desafio nunca foi superado, apenas amenizado, com novas opções de cursos superiores com a implantação da UEMS, UFMS, IFMS e outras instituições de ensino superior que se instalaram em Coxim e ainda com as constantes iniciações de novos membros, chegando até aqui nos seus 40 anos.   

15) Quais são as tradições mais importantes ou únicas do Capítulo Guardiães da Natureza que contribuem para a sua identidade distinta dentro da Ordem DeMolay?

As datas e ações comemorativas e de conscientização relacionadas à proteção da natureza e do dia da instalação, comemorado anualmente no dia 14 de julho.

16) Como os membros do Capítulo Guardiães da Natureza são preparados para assumir papéis de liderança dentro e fora da organização?

A Ordem DeMolay é uma Escola de Líderes
e uma das principais lições é a prática das sete virtudes cardeais, em qualquer tempo e lugar em que esteja o DeMolay, são luzes que iluminam os caminhos conforme passamos pela estrada da vida, simbolizando tudo que é bom e correto, e que juramos ser base para a vida de um componente da Ordem. Além disso, o ritual e as cerimônias praticados nas reuniões ordinárias e extraordinárias dentro do Capítulo, direcionam o DeMolay para uma vida de disciplina e de virtudes, tendo ainda as orientações da Maçonaria através dos componentes do Conselho Consultivo e palestras sobre os mais variados temas ministradas aos DeMolays. 

17) Quais são as sete virtudes de um DeMolay e o que elas representam? 

São sete as virtudes de um DeMolay: 1) Amor Filial - É o amor entre pais e filhos; 2) Reverência pelas Coisas Sagradas - É o respeito pelo que é sagrado. É o amor que temos pelo nosso Pai Celestial; 3) Cortesia - É o que ilumina a nossa vida. É a nossa educação; 4) Companheirismo - É o amor que temos aos nosso irmãos e amigos, é o que mantém vivo os ideais de nossa Ordem; 4) Fidelidade - É cumprir, conscientemente seus compromissos junto a seus ideais, a seus irmãos e amigos e ao Pai Celestial; 6) Pureza - É a pureza de pensamentos, palavra e ações e 7) Patriotismo - É o amor e respeito pela Pátria, seu povo, suas origens. É a busca de ser sempre um bom cidadão, respeitando as leis de seu País. 

18) O que simboliza a Coroa da Juventude?

A Coroa é o símbolo que representa a Coroa da Juventude. Ela constantemente relembra um DeMolay de suas promessas e dos sete preceitos da Ordem: Amor filial, crença em Deus, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Na cerimônia de iniciação, solenemente os sete Preceptores explanam sobre o significado das sete virtudes. 

A Coroa da Juventude do Capítulo Guardiães da Natureza de Coxim foi confeccionada pelo senhor Wilson Dresch, que reside em Rio Verde, irmão do "tio" Renato Dresch, de Coxim, à época, proprietário da Joalheria Caçula, que fez a doação das sete jóias que adornam a Coroa da Juventude.    

19) Quais foram os primeiros membros do Capítulo Guardiães da Natureza da Ordem DeMolay de Coxim? 
 
Foram 37 membros fundadores de Coxim e Rio Verde de MT/MS, iniciados em 14 de julho de 1984: Audimir Campos Diniz, Adão Raimundo dos Santos, Aldo Barbosa de Andrade, Cacildo Ramos Nogueira, Carlos Magno Rodrigues Gondim, Cezar Luiz Bernardo, Cid Ruy Silveira, Daniel Paes Monteiro da Silva, Deranil Bueno da Silva, Elker Teodoro Pinto de Castro, Fabio Garcia da Silveira, Faustino Souza Souto, Flavio Lemos, Hamilton Fontoura de Arruda, Hercules Luis Borges de Melo, José de Arimatéia Dutra de Oliveira, Kalil Nimer, Manoel Antonio de Azevedo, Marco Vilela de Souza, Mitchel Alexander Vaz Spitzenbergen, Moacyr Ribeiro Júnior, Onor Teodoro da Silva Júnior, Paulo César Conceição, Paulo Cezar Monteiro da Silva, Paulo Gustavo Alves da Silva, Paulo Roberto Ferreira, Pedro Natercio da Silva Júnior, Ralph Rabelo Andrade, Roberto Carlos Mota Evangelista, Roberto Daminelli Trevizan, Roberto Paes Monteiro da Silva, Saulo Ivon Silveira, Tomas Barbosa Rangel Neto, Uldosvaldo Rodrigues Gondim, Valdeci Ferreira de Souza Júnior, Valdeir Simão e Willian Douglas de Souza Brito. 

20) Quem foi o primeiro Mestre Conselheiro do Capítulo Guardiães da Natureza de Coxim?

Foi o Daniel Paes Monteiro da Silva, filho do maçom Luiz Monteiro da Silva e Eliete Paes Monteiro da Silva (ambos in memoriam). Daniel reside em Palmas, capital do estado Tocantins. 

21) Quantos DeMolays foram iniciados em Coxim até agora?

Infelizmente não consegui o número exato de iniciados em Coxim, pois por motivo de estudo e trabalho, tive uma participação realmente ativa somente nos três anos iniciais do Capítulo. No entanto, acredita-se que até o final de 2024, seja de aproximadamente 300 jovens que já se ajoelharam perante o Altar do Capítulo Guardiães da Natureza, que tem sobre ele a Bíblia Sagrada e os livros escolares, com os DeMolays dedicando-se aos elevados princípios de boa filiação e cidadania.      
 
22) Quais maçons apoiaram o Capítulo no início das atividades?

De Coxim, foram os maçons Francisco Antonio Van Spitzenbergen - o Chico Piloto, responsável pela instalação, além do Valter Custódio Dias, Arnaldo de Oliveira, Renato Dresch, Jorge Moura da Paixão, Moacir Moioli, Luiz Monteiro da Silva, Glauco Tramujas Furtado, Antonio Minari Júnior, José Adelino de Carvalho e Nacyr Gomes Proença. De Rio Verde: Vécio de Souza Brito, Onor Teodoro da Silva e Felinto Ramos Nogueira. 

23) Quem foram os maçons componentes do primeiro Conselho Consultivo do Capítulo Guardiães da Natureza?

O primeiro Conselho Consultivo do Capítulo no ano 1984, foi composto por: Francisco Antonio Van Spitzenbergen (presidente), Valter Custódio Dias, José Ozíris Aravéchia, Jorge Kalache, José Farias Brandão, Arnaldo de Oliveira e Newton Barbosa. 

O segundo Conselho Consultivo, do biênio 1985 /1986 foi  composto por: Valter Custódio Dias (presidente), Alberto Custódio Dias, Werther de Araújo, Antonio Minari Junior, Antonio Clovis Garcia, Gediel de Albuquerque Melo, João Gomes Moreira e Manoel Pesso.   

24) Como arrecadavam dinheiro para as atividades do Capítulo?

A principal fonte de arrecadação de recursos do Capítulo era na Festa do Peixe, realizada anualmente, no período de dez dias, nas margens do Rio Taquari e adjacências da Ponte Velha. As tias (esposas de maçons e mães de DeMolays), trabalhavam dia e noite, em forma de escala,  na barraca que tinha como prato principal um variado cardápio de peixes. Foi onde o Capítulo conseguiu recursos para a compra dos tecidos e materiais das capas dos oficiais, especialmente o brasão oficial da Ordem DeMolay que veio dos Estados Unidos. 

Ações filantrópicas para famílias dos DeMolays e de outras pessoas, também foram auxiliadas pelos recursos arrecadadas na Festa do Peixe e também em ações beneficentes, entre elas, churrascos, jantares e sorteio de prêmios realizados pelos DeMolays, mães e maçons de Coxim e Rio Verde. 

25) Faziam viagens? Iam aos congressos?

Os DeMolays de Coxim sempre visitavam outros capítulos e também participavam dos congressos e competições esportivas e recreativas. Eu, por exemplo, tive a oportunidade de viajar ao Rio de Janeiro, participando de importantes eventos da Ordem no Palácio Maçônico do Lavradio, onde no acervo histórico está o trono maçônico de Dom Pedro I, que foi grão mestre da Maçonaria.  

26) Teve o falecimento de algum irmão que deve ser lembrado?

Sim, os saudosos irmãos Nilson de Brito Miranda (Past Mestre Conselheiro), Marcelo de Oliveira Inácio, Youssef Nimer, Dartagnan Zanella Messias e Rosemberg Dutra Mendonça.     

27) Quais DeMolays se destacaram na sociedade, com algum cargo importante?

Prefiro não nominar para não correr o risco do esquecimento de alguém, mas inúmeros DeMolays de Coxim e Rio Verde se destacaram e continuam se destacando, nos mais variados segmentos da sociedade, tornando-se líderes em suas diversas atividades profissionais, com grande ajuda da Ordem, entre os quais, prefeito, vereador, médico, advogado, dentista, professor, mecânico, militar, produtor rural, contador, servidor público e tantos outros.

28) Antes da instalação do Capítulo, você já conhecia a Ordem?

Tive um pouco de conhecimento sobre a Ordem DeMolay antes da minha iniciação no período que fui integrante da primeira Guarda Mirim de Coxim, criada através da Samec - Sociedade de Amparo ao Menor de Coxim, onde conheci os maçons Newton Barbosa (presidente da associação), Chico Piloto e Manoel Pesso, que me falavam sobre a Ordem DeMolay. Fiquei em primeiro lugar no curso da Guarda Mirim e como prêmio, fui encaminhado para trabalhar na Prefeitura de Coxim, na gestão do então prefeito Franklin Rodrigues Masruha, em 14 de agosto de 1980.  

29) Quais eventos marcantes ocorreram durante os primeiros anos de existência da instituição?

Tivemos a instalação dos Capítulos Juventude em Alerta em Rio Verde e do Capítulo Rondonópolis em Mato Grosso. Criamos ainda o Clube de Mães e um dos eventos também que registro com orgulho e satisfação, foi a Cerimônia de Reconhecimento Conjugal, que foi também de minha iniciativa e elaboração, quando fizemos na Sala Capitular no Templo da Loja Maçônica Acácia de Coxim. 

A Cerimônia de Reconhecimento Conjugal foi do DeMolay Valdeci Ferreira de Souza Junior, atualmente conhecido como Juninho Jóias e a sua  esposa Mariney Mendes Pereira. Escrevi uma belíssima cerimônia, que à época o Mestre Conselheiro era o Hercules Luis Borges de Melo, primo do Juninho, atuando na solenidade os Oficiais do Capítulo, com a parte do casamento civil sendo realizada pelo maçom Mahumud Ziada (in memoriam) - digníssimo Juiz de Paz da Comarca de Coxim e por uma servidora do Cartório de Registro Civil.     

30) Quando e como a instituição DeMolay começou a expandir-se para outras regiões?

O Capítulo Guardiães da Natureza teve o privilégio de instalar o Capítulo Juventude em Alerta na vizinha cidade de Rio Verde no dia 13 de julho de 1985, patrocinado pela Augusta e Respeitável Loja Simbólica Filhos de Hiran nº 15. Em 26 de setembro de 1987, instalamos o Capítulo Rondonópolis, que expandiu a Ordem DeMolay para todo o Mato Grosso, contando atualmente com mais de 30 capítulos em plena atividade. Foi uma sessão magnífica, onde atuei como Mestre Conselheiro Instalador do Capítulo Rondonópolis, com a presença de lideranças da Ordem DeMolay e da Maçonaria, do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e de outros estados, além de autoridades civis, militares e religiosas.  

Para que acontecesse com sucesso a instalação do Capítulo Rondonópolis, faço o reconhecimento do trabalho incansável e competente do querido e  saudoso "tio" Valter Custódio Dias, que junto com ele, fomos inúmeras vezes, com o veículo dele, para que a instalação se tornasse realidade. Depois, fui outras vezes para os treinamentos iniciais aos iniciados.   

31) Quais foram as principais contribuições da instituição DeMolay para a comunidade local, nacional e global?

A Ordem DeMolay é uma organização de jovens, que orientados e patrocinados pela Maçonaria, busca a construção de um mundo melhor. É por isso que o Primeiro Diácono esclarece aos iniciados, na cerimônia de iniciação, acerca dos objetivos da Ordem DeMolay: “O grande objetivo de nossa Ordem é ensinar e praticar as virtudes que nos levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual nos aproximamos. Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens”.

32) Qual é o legado da instituição DeMolay até o presente momento?

Disponibilizou para a sociedade, homens corretos e bons cidadãos, com a Maçonaria tendo ainda a oportunidade de rejuvenescer e se renovar através da Ordem DeMolay, lutando para a construção do futuro, mas cuidando do presente.  

33) Quais são os planos ou visões para o futuro da instituição DeMolay e do Brasil?

Ecilene, viúva do Chico Piloto. Foto: Valdeir Simão/Diário X

Nenhuma Nação é mais que a soma de seus cidadãos, especialmente sua juventude, de cujas ações do presente depende o futuro do País. Sendo uma instituição criada com o propósito de formar líderes e melhores cidadãos, a Ordem DeMolay continuará empenhada em promover seus princípios entre os jovens brasileiros, oferecendo sua contribuição para que o País conquiste um futuro mais brilhante, próspero, humano e fraterno. 

34) Já pensaram em ter uma própria sala capitular para a Ordem DeMolay em Coxim?

Até o momento em que tive uma participação ativa no Capítulo DeMolay em Coxim, de 1984 a 1987, nem eu e nunca ninguém disse da possibilidade de ter a própria sala do Capítulo. O patrocínio maçônico permite aos Capítulos DeMolays utilizarem os prédios e Templos Maçônicos para suas atividades, além de contarem com a consagrada liderança dos próprios Maçons, especialmente do Conselho Consultivo, das diferentes Lojas e Potências Maçônicas. 

35) Depois que os irmãos se tornaram Seniors DeMolays continuaram unidos?

Naquela época (1984 a 1987), Coxim sempre foi carente de oportunidades de emprego e de cursos superiores, fazendo com que principalmente os Seniors DeMolays e demais cidadãos que procuravam novas oportunidades, mudaram para outras cidades, e isso provocou e continua provocando até agora o distanciamento uns dos outros, prejudicando um pouco essa união. 

36) No começo do Capítulo em Coxim,  precisaram de ajuda de outros capítulos?

Sim, no início das atividades, tivemos o apoio do Capítulo Campo Grande, que estava na sua terceira administração, tendo como Mestre Conselheiro Instalador do Capítulo Guardiães da Natureza, o irmão Astúrio dos Santos Ozório.  No entanto, o DeMolay do Capítulo Campo Grande, Cid Nei Castello, que foi Escrivão instalador, foi de extrema importância para Coxim, onde constantemente se fez presente e tornou-se um Mestre, irmão e amigo do Capítulo Guardiães da Natureza.

Adão Flávio Ferreira, do Capítulo João Afonso de Barros Mello nº 32, de Campo Grande, também teve uma participação fundamental para o Capítulo Guardiães da Natureza, que quando não tinha reunião no seu Capítulo de origem, visitava Coxim e foi de grande relevância sua presença e orientação, inclusive fazendo viagens com os componentes de Coxim para outras cidades.          

37) Qual é a importância da participação dos pais e demais familiares dos membros do Capítulo Guardiães da Natureza na vida e atividades do Capítulo?

Os pais têm elevada importância na Ordem DeMolay, começando pela aceitação e aprovação do filho pela iniciação. Em seguida, após a solenidade de iniciação no Templo da Maçonaria, que se transforma em Sala Capitular, os pais já ajudam na realização da confraternização entre os recém iniciados, familiares, DeMolays, maçons e convidados. Com o interesse dos pais no bem-estar dos filhos, eles devem incentivar os DeMolays a participarem ativamente das reuniões e nas demais atividades. 

38) O Capítulo Guardiães da Natureza já teve um Clube de Mães? E qual a finalidade?

Sim, o Capítulo Guardiães da Natureza da Ordem DeMolay em Coxim foi o primeiro do Brasil, a implantar um Clube de Mães, que foi modelo para todo o País. Isso aconteceu por minha iniciativa, que sentia a necessidade de contar com o apoio e integração das mães dos DeMolays e das esposas dos maçons, que as chamamos de "Tias".

Composição do primeiro Clube de Mães da Ordem DeMolay de Coxim. Foto: Arquivo Valdeir Simão

O Clube de Mães, que posteriormente ampliou a participação de mais pessoas, passando a ser Clube de Mães e Amigos, sendo necessário, deve suprir o Capítulo de apoio e materiais que ele não poderia conquistar sozinho. Alguns Clubes angariam fundos para destinar ao Capítulo, sendo ainda uma força e um instrumento na indicação de novos membros para iniciação na Ordem DeMolay.

Uma das mais importantes conquistas que o Clube de Mães tornou realidade, foram as capas dos 23 Oficiais do Capítulo de Coxim, de um valor ritualístico e financeiro incalculável, sendo em 1984 devidamente confeccionadas com carinho e esforço pelas mãos abençoadas das tias Ecilene Spitzergenben e Neuza Barbosa.    

39) Quem foram as mães que fizeram parte do primeiro Clube de Mães do Capítulo Guardiães da Natureza?

As mães dos DeMolays e as esposas dos maçons (os DeMolays chamam de tias e os maçons de tios), que fizeram parte do primeiro Clube de Mães do Capítulo foram: Lucy de Melo Oliveira  (presidenta), Ana Julia Bukowski, Berenice de Oliveira Inácio, Cristina Borges de Melo, Iorenilde da Silva Arruda - popular Nina, Elisa Sartoretto Schio, Mercedes Ferreira Inácio, Neiza Ferreira Barros, Nilde da Silva - a Tiri e Terezinha Acioli de Araujo. 

Além das mães que faziam parte do Clube de Mães, o Capítulo Guardiões da Natureza também contou com o apoio das tias Ecilene Van Spitzenbergen, Katia Justo da Silva Dias, Marciana Margarida Proença, Jovelina Silveira, Neusa Barbosa de Andrade, Maria Leila Nimer, Dalva Rondon Corrêa Spengler - a professora Dalva, Sebastiana Gomes da Silva, Maria Lucia Guerra Gai, Luzia Goes Barbosa, Maria Aparecida Moioli, Adair Rondora , Celina Teodoro de Castro e Lecy Rondora de Almeida.  

De Rio Verde, tivemos o apoio das tias Evanilde de Souza Brito, Nelida Auxiliadora da Silva e Iberalina Vilela de Souza.   
 
O mais interessante é que a primeira presidenta do Clube de Mães foi a tia Lucy, à época, esposa do maçom Arnaldo de Oliveira. O casal tem 3 filhas (Glauce, Glenda e Gleide) e nunca tiveram filho iniciado na Ordem, mas a tia Lucy "adotou" os 37 DeMolays no início do Capítulo e muitos outros que se iniciaram posteriormente, com ela sempre tendo uma atuação extraordinária de carinho, dedicação, apoio, incentivo e patrocínio aos componentes da Ordem DeMolay e de suas respectivas famílias. 

40) Quais são as maiores conquistas ou momentos de orgulho na história do Capítulo Guardiães da Natureza?

Foi a instalação do Capítulo Rondonópolis, em 26 de setembro de 1987, que se espalhou para todo o estado de Mato Grosso, contando atualmente com mais de 30 capítulos em plena atividade. O primeiro Mestre Conselheiro do Capítulo Rondonópolis/MT foi o DeMolay Ademilson Macedo Rodrigues e o primeiro presidente do Conselho Consultivo foi o maçom Otaviano Alves de Araújo. 

O Capítulo Rondonópolis/MT é patrocinado pela Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela do Leste nº 05, que na época da instalação do Capítulo, o Venerável Mestre era o maçom Rubens Ferreira Fagundes.      

41) A Ordem DeMolay tem segredos?

Há um código de ética entre os DeMolays para não  revelar o conteúdo das reuniões fechadas a outras pessoas que não sejam membros da Ordem. Apesar da Ordem DeMolay  ter sinais secretos, palavras e modos de reconhecimento, não tem segredos para o mundo ao que se refere às suas finalidades e  princípios  ideológicos.  

Os membros da Ordem estão unidos por uma  melhoria  mútua,  ajudando  uns  aos outros a viver uma vida limpa, varonil, correta e patriótica, que é um incentivo aos pais e amigos e que merece o apreço de todos os homens de bem. Nas reuniões, os DeMolays cultivam apenas os princípios que estejam em harmonia com este elevado propósito e em nossas vidas diárias, procuramos executá-los. Sentimos verdadeiramente que podemos contar com  ajuda de toda a Ordem em geral, e particularmente  de todos os homens e mulheres de bem, que têm os  olhos voltados para um horizonte melhor e mais digno para a humanidade. 

42) Algum agradecimento especial que deseja registrar?

De forma pessoal e levando em consideração o início da minha vida escolar, profissional e na Ordem DeMolay, agradeço aos ilustres maçons Francisco Spitzenbergen (Chico Piloto) e Valter Custódio Dias (ambos in memoriam), às tias de Coxim Ecilene e Lucy. Ao casal de Rio Verde Nelida Auxiliadora e Onor Teodoro da Silva (ele in memoriam) pais do irmão Onor Júnior, que me recepcionaram com carinho e atenção na residência deles em Rio Verde e à tia Raimunda Auxiliadora de Oliveira, mãe do irmão Luiz Benvenuti Castelo Branco de Oliveira,  que sempre me hospedaram na casa deles em Rondonópolis/MT.

Agradeço aos ex-prefeitos de Coxim Franklin Rodrigues Masruha e esposa Ivone, José Raimundo dos Santos e esposa Marilene, Moacir  Kohl e esposa Roseli Kohl e ainda ao Dr. João Leite Schimidt, José Mauro de Castro e esposa Celina e  Luiz Claudio Pereira e esposa Francisca.

43) Como foi escolhido o brasão da Ordem DeMolay de Coxim?

O brasão do Capítulo Guardiães da Natureza foi selecionado através de um concurso, aberto a todos os DeMolays, sendo que no final, em votação, os membros do Capítulo e do Conselho Consultivo escolheram o meu brasão como vencedor, que sintetiza a história e identidade do Capítulo Guardiães da Natureza e da Ordem DeMolay, com uma simbologia que quanto mais o tempo passa, mais significativo e representativo ele se torna.

44) Qual o significado do brasão do Capítulo Guardiães da Natureza?

Brasão do Capítulo da Ordem DeMolay de Coxim. Foto: Valdeir Simão/Diário X

O triângulo em volta de todos os símbolos dentro do brasão, representa o apoio, orientação e proteção da Maçonaria, para com o Capítulo Guardiães da Natureza e a Ordem DeMolay mundial. Sendo uma figura geométrica perfeita, com medidas iguais, o triângulo mostra ao componente da Ordem, que ele deve constantemente buscar a perfeição em sua vida, sendo um exemplo a ser seguido. 

A cor amarela, ladeando o triângulo, simboliza a juventude, criatividade, prosperidade, felicidade, o Sol.  É uma cor que evoca uma sensação de energia positiva e entusiasmo, que todo componente da Ordem deve ter.

As três estrelas em cada ponta do triângulo, representam os três principais Oficiais de um Capítulo (Mestre Conselheiro, Primeiro Conselheiro e Segundo Conselheiro) e as colunas básicas da Ordem DeMolay: Amor a Deus, Amor a Família e Amor ao País, simbolizando ainda as três pessoas da Santidade Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo e na posição vertical, significando ainda o ser humano e, as cinco pontas a harmonia entre os elementos da natureza: terra, ar, água, fogo e espírito.  

As três estrelas nas pontas do triângulo e a parte central estão na cor branca, simbolizando a pureza, limpeza de pensamento, palavra e ação. Ela lembra ao DeMolay das palavras do salmista que escreveu (orou), “Crie em mim um coração limpo, oh Deus.”

A letra F na ponta superior do triângulo, reverência três personalidades maçônicas, ambos in memoriam: FRANCISCO Antonio Van Spitzenbergen,  principal responsável pela instalação do Capítulo Guardiães da Natureza em Coxim; FRANK Sherman Land, fundador da Ordem DeMolay nos Estados Unidos, em fevereiro de 1919 e também FRANK Marshall, que escreveu o Ritual DeMolay. 

Além disso, a letra F em destaque, representa a Flora e a Fauna, onde o DeMolay, especialmente os de Coxim, devem ter os cuidados e proteção à natureza, fazendo jus ao nome do Capítulo que é Guardiães da Natureza. 

Também estão representadas pela letra F, a Fraternidade e Filantropia, que são duas importantes virtudes e finalidades da Ordem DeMolay, assim como também a Filiação, onde devemos honrar pai e mãe, que é a primeira virtude da Coroa da Juventude. 
 
Os raios que partem da letra F representam as sete virtudes cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisa Sagradas,  Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. 

As sete virtudes e o círculo que contorna a letra F estão em vermelho, que é uma cor emblemática da coragem, e relembra ao DeMolay dos muitos sacrifícios que os antepassados da nossa nação fizeram para defender as liberdades civis, religiosa, política e intelectual,  que nós desfrutamos como cidadãos.

Os ramos da planta acácia, representam o apoio e orientação da Loja Maçônica Acácia de Coxim, além da acácia, com sua delicadeza e perfume, simboliza ainda a pureza, a imortalidade da alma e a ressurreição. 

No meio dos ramos da planta acácia, tem uma gravata borboleta, representando a união da Ordem DeMolay com a Maçonaria, especialmente com a maçonaria mantenedora (Acácia de Coxim). Representa ainda os DeMolays no Grau Iniciático, onde no início da sua carreira pela estrada da vida, necessitam ainda muito mais desse apoio, orientação e proteção da Maçonaria. 

A pomba branca, nos dois lados do estandarte, simboliza a paz, pureza, inocência, amor e esperança. As pombas estão com um ramo da planta  acácia, alertando mais uma vez ao DeMolay de Coxim a proteção com a flora e a fauna, em qualquer lugar que se encontre.       

Centralizado no estandarte, está o emblema oficial DeMolay, em volta de uma coroa que é simbólico da Coroa da Juventude e constantemente relembra um DeMolay de suas obrigações e os sete princípios da Ordem, ou seja, as sete virtudes. 

As dez pedras preciosas da coroa são em honra ao fundador Frank Sherman Land - o "tio Land", como era conhecido e os nove jovens cujos laços de amizade atraíram-nos na formação da Ordem DeMolay. Os rubis vermelhos honram o fundador e os dez originais que já morreram.

O elmo é emblemático da cavalaria, sem a qual não pode haver fineza de caráter. A lua crescente é um sinal de segredo e constantemente relembra aos DeMolays de sua promessa de nunca revelar os segredos ou trair a confiança de um amigo. 

A cruz branca de cinco braços simboliza a pureza de intenções do indivíduo para sempre lembrar o lema da Ordem: “Nenhum DeMolay deve falhar como cidadão, como líder ou como homem.”

As espadas cruzadas denotam justiça, força e piedade. Elas simbolizam a incessante batalha de um DeMolay contra a arrogância, despotismo e intolerância. As estrelas circundando a lua crescente são simbólicas de esperança e devem sempre lembrar um DeMolay daquelas obrigações e deveres os quais um irmão sempre tem com o outro.

45) Fale alguma consideração que ache importante e não foi abordada nas perguntas

O sucesso de um componente na Ordem DeMolay não será alcançado se a trajetória no Capítulo ele permanecer inerte, desinteressado. Os objetivos na vida do jovem terão êxito se ele se doar, participar do Quadro de Oficiais (são 23 no total), das atividades extra-capitular, enfim, colocar em prática em sua vida diária, todos os aprendizados que a maior instituição juvenil do mundo disponibiliza para a sua vida como membro da Ordem DeMolay.

46) O jornal Diário X agradece pela entrevista

Eu que agradeço pela oportunidade de deixar escrito um pouco da história que conheci e convivi do início das atividades do Capítulo Guardiães da Natureza nº 22 da Ordem DeMolay, rogando ao Grande Pai Celestial que abençoe e proteja a todos. Muito obrigado.

Biografia de Valdeir Simão, na Ordem DeMolay de Coxim:

Foi o primeiro Escrivão do Capítulo, sendo indicado pelo Conselho Consultivo para mais um mandato, Orador, Primeiro Conselheiro, Mestre Conselheiro (por dois mandatos), componente do quadro de oficiais de instalação do Capítulo Juventude em Alerta de Rio Verde MT/MS; Mestre Conselheiro Instalador do Capítulo Rondonópolis/MT, componente do Conselho Consultivo e Senior DeMolay.

 
  • Chico Piloto recebe do Alberto Mansur a Carta Constitutiva do Capítulo, em 14/07/1984. Foto: Arquivo Valdeir Simão
  • Astúrio Ozório e o Daniel Paes, em 14/07/1984. Foto: Arquivo Valdeir Simão
  • Valdeir Simão e Carlos Monjardim, Mestre Conselheiro Nacional, na instalação do Capítulo Rondonópolis/MT.
  • Valdeir Simão com o estandarte do Capítulo de Coxim.
  • Saudoso Valter Custódio Dias, Deranil Bueno, Cid Ruy e Paulo Monteiro. Foto: Arquivo Valdeir Simão
  • Cid Nei Castelo, Chico Piloto e convidado militar em Coxim. Foto: Arquivo pessoal Valdeir Simão
  • Juninho, Valdeir, tio Valter Custódio Dias e Hercules. Foto: Arquivo Valdeir Simão
  • Seniors DeMolays Leandro, Ednaldo, Valdeir, Juninho, Hercules e Adalberto. Foto: Arquivo Valdeir Simão
  • Valdeir, Alberto Mansur e convidado, no Palácio do Lavradio (Rio de Janeiro), com a pena (caneta) de ouro que a Princisa Isabel assinou a Lei Áurea. Foto: Arquivo Valdeir Simão
M9

Leia Também