Estado MS
Alunos da UFMS em Campo Grande fazem mutirão contra a dengue
Lixeira. Com tampa, saco de lixo e cheia. Uma preocupação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande. O curso de fisioterapia abraçou a causa de limpar a cidade e conscientizar a comunidade acadêmica. Tudo para acabar com os focos do mosquito Aedes aegypti.
Tudo começa no auditório, onde boa parte dos 80 alunos discute como vai ser a ação do dia. Depois, todos colocam a mão na massa. O trabalho aqui é para conscientizar funcionários, acadêmicos e professores, em um universo de mais de 5 mil pessoas, sobre a limpeza, dentro da universidade.
“A gente juntou três turmas de saúde e cidadania, fez uma disciplina integrada e trabalhou com o tema solicitado pela Sesau [Secretaria MUnicipal de Saúde, que é uma parceira nossa, que é o Aedes Aegypty, para evitar a dengue”, disse a professora Laís Alves de Souza.
Eles aprenderam rápido a primeira lição: limpar o quintal de casa, ou seja, centenas de metros quadrados do campus da capital. Com sacos plásticos e luvas, lá vão eles.
Uns se espalham pelo campus, outros se concentram ao lado do restaurante universitário, onde encontraram outro problema: os copos plásticos. São usados por mês cerca de 60 mil copos plásticos, por todos que almoçam no RU.
Fonte: G1