Estado MS
Comissão aprova por unanimidade 8 anos de proteção do dourado em MS
O projeto que prevê a proteção do dourado por oito anos em Mato Grosso do Sul ganhou, por unanimidade, parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) na Assembleia de Campo Grande, nesta terça-feira, 4.
É uma importante vitória do texto de autoria do deputado estadual Beto Pereira (PSBD), que agora aguarda apreciação da pauta pelo plenário, em primeira votação. Uma análise da constitucionalidade da proposta também será feita.
Há menos de um mês a proposta de proibição do dourado havia sido discutida em audiência pública, mas não havia conseguido grandes avanços. A situação mudou.
Se o projeto for aprovado, a pesca ao dourado será liberada apenas na modalidade pesque-e-solte. O objetivo é recuperar o estoque da espécie nos rios do estado, o qual, segundo dados levantados pelo próprio deputado, estão diminuindo.
“Proteger e ter mais dourados em nossos rios atrairia pescadores amadores que ajudariam a preservar a espécie e fomentar o turismo pesqueiro responsável nos rios de Mato Grosso do Sul”, argumenta.
“A proibição da captura e comercialização não influenciará na renda dos pescadores profissionais, uma vez que, de acordo com dados do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), esse peixe é o oitavo na lista de espécies comercializadas no mercado local”, completa o deputado.
Fonte: Revista Pesca e Companhia