aciac
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
21 de dezembro de 2024
Coxim
24ºC

Geral

5G está liberado em todo o Estado, mas só 11 municípios têm antenas compatíveis

As operadoras têm até 2030 para expandir a rede para todo o País

4 DEZ 2024Por Redação/EC22h:50

A tecnologia 5G standalone foi liberada em todos os municípios brasileiros, mas em Mato Grosso do Sul tem somente 11 antenas compatíveis, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) repassados a reportagem. O anúncio da liberação foi feito no dia 2 de dezembro. 

Campo Grande tem 272 estações; Dourados, 24; Três Lagoas, 14; Ponta Porã, 8; Aquidauana, Paranaíba, São Gabriel do Oeste, 3 cada; Naviraí, 2; Corumbá, Ivinhema e Maracaju, com 1 estação em cada. Esses estão com o 5G standalone na faixa de 3,5 GHz.

Os dados se referem a antenas já licenciadas, mas não quer dizer que estejam funcionando. As operadoras têm até 2030 para expandir a rede.

A liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas imediatamente nas localidades e a instalação antecipada depende do planejamento individual de cada prestadora.

A tecnologia é conhecida pela alta velocidade e permite ao usuário obter os melhores benefícios da quinta geração do serviço móvel pessoal. A faixa de 3,5 GHz foi concluída com 14 meses de antecedência em relação ao prazo previsto no cronograma original. 

O processo de liberação envolveu duas etapas principais. Na primeira, foram realizadas a mitigação de interferências e a desocupação de estações satelitais. A EAF desocupou 1.482 estações de satélites profissionais e mitigou interferências em 19.200 estações espalhadas por 5 mil cidades. 

Na etapa seguinte, ocorreu a migração da TVRO (sigla para "Television Receive Only", que significa "Canais Abertos de TV"). O sinal de TV foi transferido da Banda C para a Banda Ku, com a instalação de mais de 4,3 milhões de kits de parabólicas digitais em residências de famílias cadastradas em programas sociais do governo federal. 

CGNews

 
  • Gráfico mostra 11 municípios de MS que têm tecnologia 5G standalone. Foto: Reprodução/Anatel
M9

Leia Também