Assembleia
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
22 de novembro de 2024
Coxim
24ºC

Geral

Inédito: Dois estabelecimentos de Costa Rica podem comercializar seus produtos em todo o território nacional

18 AGO 2023Por Redação/EC20h:54

Nesta sexta-feira, 18 de agosto, um marco histórico foi alcançado no município de Costa Rica/MS. Dois estabelecimentos comerciais, Laticínios Maria Ltda e AGC Distribuidora de Alimentos, ambos na categoria de Usina de Beneficiamento, receberam a liberdade para comercializar seus produtos em todo o território nacional. Essa conquista foi possível graças ao recebimento do Selo SISBI, certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou a importância dessa conquista para a regularização da produção e a garantia de qualidade ao consumidor. Ele também destacou o compromisso da administração municipal em promover parcerias que impulsionem o desenvolvimento econômico da região. "Estamos cumprindo o nosso plano de governo que visa oportunidades para todos", disse.

Antes dessa nova conquista, esses estabelecimentos só tinham permissão para comercializar em 14 municípios de Mato Grosso do Sul. Agora, eles têm a oportunidade de expandir seus negócios para todo o país. Essa ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD), e o SIM-Cointa do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari.

O vice-prefeito, Roni Cota, também enalteceu o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento e do SIM-Cointa nessa conquista, afirmando que ela abrirá novas oportunidades para os produtores locais.

O SISBI-POA é parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a segurança alimentar e a qualidade dos produtos. 

A adesão a esse sistema traz diversas vantagens para os estabelecimentos, tais como o rompimento de barreiras comerciais, melhoria na prestação de serviços à população, garantia de alimentos seguros, respeito ao Código de Defesa do Consumidor, formalização e legalidade do empreendimento, além da expansão do mercado consumidor.

Já o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, ressaltou a importância do SISBI-POA para a cadeia produtiva de alimentos, destacando que esse certificado traz mais segurança aos consumidores e fortalece a economia local.

Com essa liberdade para comercializar em todo o território nacional, os estabelecimentos Laticínios Maria Ltda localizado na Rodovia MS 223, km 10, zona rural e AGC Distribuidora de Alimentos, categoria unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos à Rua Argentina, 800, Parque Industrial III, têm agora a oportunidade de expandir seus negócios e conquistar novos consumidores em todo o país. Essa conquista representa não apenas um avanço para os empreendimentos, mas também para a economia de Costa Rica como um todo.
 
Participaram da assinatura da ata de instalação dos serviços, além das autoridades municipais, Aparecido Guedes Cardoso, Marcos Aurélio Guedes Cardoso, Mayara Cristina Pereira Guedes, Maria do Carmo Pereira Cardoso representantes legais da família pelos estabelecimentos; o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa), biênio (2023/2024); o coordenador do SIM-COINTA, médico-veterinário Rafael Rezende A. S. Ramos; entre outros.

Silvestre de Castro - jornalista e radialista/Assessoria de Comunicação/PMCR

 
M9

Leia Também