Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
13 de novembro de 2024
Coxim
24ºC

Mundo

Eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump volta à Casa Branca após 4 anos

O candidato republicano já ultrapassou 270 delegados e assume presidência no dia 20 de janeiro de 2025

6 NOV 2024Por Redação/EC09h:01

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, retornará à Casa Branca após quatro anos. Presidente dos Estados Unidos entre 2017 a 2021, agora, retorna para comandar o país norte-americano.

Trump é considerado o vencedor das eleições, conforme a projeção da Associated Press, após ultrapassar marca de 270 delegados, marca inalcançável pela adversária Kamala Harris.

A vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 (Brasília) desta quarta-feira (6) após o republicano vencer no estado de Wisconsin com mais 10 delegados, chegando a 277. 
A vitória repercutiu no mundo e autoridades e lideranças já o parabenizaram.

Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e na Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona.

Durante a madrugada, antes mesmo de Kamala reconhecer a derrota, Trump fez um discurso da vitória na Flórida. Ele falou sobre imigração ilegal, disse que o seu slogan será “promessas feitas serão cumpridas” e pregou a união entre todos os americanos.

A projeção do resultado feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação não é oficial, mas é historicamente aceita pela sociedade americana em eleições presidenciais. Macron, Netanyahu, Milei e Giorgina Meloni cumprimentaram o norte-americano.

Trump será o 47º presidente dos Estados Unidos e terá maioria republicana na Câmara e no Senado. Ele assume o cargo em 20 de janeiro de 2025.

‘Era de ouro nos EUA’, declara Trump no discurso de vitória das eleições

No discurso de vitória matemática, Donald Trump subiu ao palco, nesta quarta-feira (6), para dizer que os Estados Unidos viverá “era de ouro”. O Republicano ainda não venceu oficialmente, contudo, tem a maioria dos votos de delegados assegurados no colégio eleitoral.

“Vamos ajudar nosso país a se curar. Vamos consertar nossas fronteiras, consertar tudo no nosso país. Fizemos história, superamos obstáculos. É uma vitória política que nosso país nunca viu antes”, disse ao lado do vice, J.D Vance.

A adversária,  democrata Kamala Harris, obteve até o momento 219 votos de delegados assegurados contra 279 de Trump.

Diferente do Brasil, nos Estados Unidos não são os eleitores populares que decidem, necessariamente. Os delegados são representantes dos estados e distritos, um grupo formado pelo colégio eleitoral. Ao todo, são 538 delegados e para vencer as eleições norte-americanas é preciso ter 270 votos.

“Quero agradecer à população americana por ter sido eleito o 47º presidente”, disse. “Foi o maior movimento político de todos os tempos, e agora vamos ajudar o país a se curar. O país precisa de ajuda”, afirmou o republicano.

M9

Leia Também