Política
Reinaldo Azambuja perde “sono” com crise e pede apoio parlamentar
O agravamento da crise econômica de Mato Grosso do Sul está tirando o “sono” do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele manifestou a sua preocupação ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), dentro do avião na viagem a Cascavel (PR), na última quarta-feira (8), para participar da reunião dos Estados do Centro Sul (Codesul). Azambuja comentou que as medidas em estudo vão apenas amenizar a grave crise.
O secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel, confirmou o quadro crítico nas finanças do Estado. Mas o governador, afirmou Riedel, está adotando medidas com responsabilidade para amenizar a situação. Um dos problemas para o agravamento da crise foi a queda espantosa da arrecadação do ICMS apontada no mês de janeiro.
Azambuja pediu apoio político dos deputados para aprovação da reforma administrativa e do teto dos gastos. Ele considera essencial essas medidas para não inviabilizar o Estado. O governador não pretende deixar Mato Grosso do Sul na mesma situação, por exemplo, do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.