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BR-163

CCR pede licença para duplicar 22 km, criar marginal e retorno na BR-163

Obras poderão ser realizadas em trechos da rodovia em Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste e Coxim

16 MAR 2025Por Redação/EC10h:54

A CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163 em Mato Grosso do Sul, pede ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) licença para duplicar trechos da rodovia, criar uma marginal e um retorno.

A soma dos trechos que podem ganhar uma faixa extra para o mesmo sentido é aproximadamente 22 km, segundo cálculo baseado em publicação da concessionária na edição de sexta-feira (14) do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.

Eles ficam em:

- Campo Grande (km 452,9 ao km 460);

- Jaraguari (km 510,040 ao km 511,740 e km 535,200 ao km 546);

- São Gabriel do Oeste (km 626,220 ao km 628,580).

Já a via marginal e o retorno previstos, deverão ser estruturados entre o km 730,360 e o km 732, em Coxim.

Adiantada - Como informou no domingo (16), a assessoria de imprensa da CCR, o pedido de licença é feito de forma antecipada para agilizar trâmites de obras previstas no novo contrato de concessão da BR-163, que ainda nem foi a leilão. O certame está marcado para 22 de maio.

A ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) publicou em 31 de janeiro deste ano o aviso da operação, ensaiada desde que a concessionária passou a descumprir obrigações contratuais e pediu rescisão.

A concessionária está à frente da BR-163 em Mato Grosso do Sul há mais de uma década. Entre os termos do contrato com ela estão a duplicação de 806,3 km em até cinco anos contados da data da assinatura. No entanto, apenas 150 km foram contemplados.

"A CCR MSVia esclarece que os trechos mencionados na publicação do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul referem-se a obras previstas no novo contrato de concessão da BR-163/MS, que será levado a leilão no próximo dia 22 de maio. A solicitação da Licença Ambiental de Instalação junto ao Ibama faz parte dos trâmites necessários para garantir que, assim que o novo contrato estiver vigente, as intervenções possam ser executadas conforme previsto no plano de investimentos da concessionária vencedora do processo competitivo", diz nota enviada pela assessoria.

O novo edital de concessão da BR-163 em Mato Grosso do Sul prevê R$ 9,3 bilhões só em obras. Se não houver propostas mais vantajosas, a CCR MSVia continuará operando a rodovia, mas com regras renegociadas.

CGNews

M9

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